Prefeitura de Manaus realiza 4ª edição da Oficina do Projeto ‘English for Kids’ 2024

Por Prefeitura de Manaus

29/11/2024 13h17

Icone audio
Oficina #paratodosverem – Representante da Semed palestrando durante a 4ª edição da Oficina do Projeto ‘English for Kids’ deste ano

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 29/11, a 4ª edição da Oficina do Projeto “English for Kids” (EFK), iniciativa que marca o avanço no ensino da língua inglesa para estudantes da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais, abrangendo as zonas urbanas, rurais e ribeirinhas. O evento ocorreu no auditório Dr. Deodato de Miranda Leão, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.

O objetivo da oficina é promover a socialização dos conhecimentos adquiridos durante o curso de aprimoramento em inglês do Programa de Desenvolvimento Profissional (PDPI) para professores de língua inglesa nos Estados Unidos (EUA), realizado em 2023 e 2024. A proposta é proporcionar aos professores a oportunidade de compartilhar experiências, práticas pedagógicas e reflexões sobre o aprendizado vivido ao longo do programa, fortalecendo a troca de saberes e o desenvolvimento contínuo da prática docente.

De acordo com a coordenadora do projeto, Kátia Florêncio, essa oficina é a última do ano e se torna especialmente importante, pois representa a socialização dos momentos vivenciados pelos professores ao longo do ano letivo.

“Essa oficina tem um papel fundamental, pois permite que os professores compartilhem suas experiências, desafios e conquistas, fortalecendo a troca de conhecimentos e o trabalho colaborativo entre todos. É um momento de reflexão e aprendizado coletivo, que enriquece ainda mais nossa prática pedagógica”, afirmou Kátia.

A aplicadora do projeto do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Madre Elísia, Evenir Ramos, destacou que sua participação no intercâmbio para os Estados Unidos, realizado por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi uma experiência única.

“Fiquei feliz por poder ter vivido a experiência de ver como outros países utilizam metodologias inovadoras e como integram a tecnologia na sala de aula. A troca de conhecimentos foi muito rica e nos permite repensar nossas práticas. Além disso, é uma chance única de vivenciar uma realidade educacional diferente e melhorar ainda mais o ensino para nossos alunos”, destacou a professora.

A Oficina do Projeto EFK é uma ação importante para o fortalecimento do ensino da língua inglesa nas escolas municipais, contribuindo para a formação de professores mais preparados e para a melhoria da educação oferecida aos estudantes da rede de ensino municipal.

— — —

Texto e fotos – Thalia Rodrigues/Semed