Políticas Públicas

Segurança Alimentar e Nutricional

A Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e sem comprometer o acesso a outras necessidades importantes.

Para a operacionalização dessas ações e da Política, Manaus conta com seis Cozinhas Comunitárias, dois Restaurantes Populares e três Pratos do Povo. 

  • Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN

Instância governamental responsável pela coordenação e pelo monitoramento intersetorial das políticas públicas, na esfera municipal, relacionadas à segurança alimentar e nutricional, ao combate à fome, e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

 A CAISAN organiza, de forma articulada e integrada, os indicadores e as informações disponibilizadas nos diversos sistemas setoriais existentes, contribuindo para o seu fortalecimento, nos campos da produção e disponibilidade de alimentos; do acesso à alimentação adequada e saudável, incluindo água; da saúde, nutrição e acesso a serviços relacionados; da educação e dos programas relacionados à segurança alimentar e nutricional.