Eu Sou Cidadão Solidário

Icone audio

Saiba como destinar parte do seu Imposto de Renda aos fundos municipais dos idosos e dos direitos da criança e do adolescente. Participe da campanha de destinação da Prefeitura de Manaus “Eu sou cidadão solidário”

Imposto de Renda: entenda como funciona

O Imposto de Renda (IR) é um tributo que incide sobre a renda dos cidadãos. Parte desse imposto é recolhida mensalmente, diretamente na fonte pagadora, sob a forma de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), nos casos de salários, aluguéis e outros rendimentos.

Anualmente, ao realizar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, o contribuinte verifica se o valor total do IRRF pago ao longo do ano foi suficiente para quitar o imposto devido.

Se o IRRF for menor que o imposto devido: o contribuinte deverá pagar a diferença.

Se o IRRF for maior que o imposto devido: o contribuinte terá direito à restituição do valor excedente.

Destine parte do seu Imposto de Renda para Manaus!

Normalmente, o Imposto de Renda (IR) é destinado integralmente à União. Mas você pode mudar isso! Destine parte do seu IR para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa de Manaus e ajude a transformar a realidade local das nossas crianças e idosos.

Pessoas Físicas que utilizam o modelo completo de declaração do IR podem destinar até 3% para cada fundo (limite total de 6%). Pessoas Jurídicas tributadas pelo regime de lucro real também podem destinar até 1% para cada fundo.

Você pode fazer isso de duas formas:

1 – Doando um valor aos Fundos Municipais e lançando esta doação como uma dedução no próximo IR;

2 – Ou na própria declaração, de forma rápida e fácil!

Ao direcionar parte do seu IR para Manaus, você contribui para projetos sociais que impactam positivamente a vida de crianças, adolescentes e idosos da nossa cidade.

E isso não vai te custar nada!

Ao destinar parte do seu Imposto de Renda aos Fundos Municipais, você reduz o valor a pagar ou aumenta sua restituição. Se você tem imposto a pagar, o valor doado será descontado do saldo devedor. Se tem direito à restituição, o valor doado será adicionado ao montante a receber.

Atenção!

A destinação de Imposto de Renda só está disponível para quem preenche a declaração no modelo Completo.

A declaração Simplificada não contempla esta possibilidade.

E para onde vão esses valores?

Os valores serão destinados diretamente Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa do município de Manaus.

Os recursos servirão para investimento nas ações de cuidados e defesas das nossas crianças, adolescentes e idosos de Manaus.

O processo todo – repasse e aplicação – é fiscalizado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e você mesmo pode acompanhá-lo por meio da internet, com as ferramentas de Transparência disponíveis em todo o Brasil.

Destinação é cidadania

Os valores de IRPF destinados são impostos já devidos pelo cidadão.

Ao destinar, você escolhe manter esses recursos na sua cidade, ajudando os projetos sociais que você conhece.

É rápido, fácil, seguro, não custa absolutamente nada, ajuda a quem mais precisa e muda as vidas de muitas crianças, jovens e idosos da nossa cidade.

Veja como realizar a sua destinação passo a passo:

Voltar ao topo
BG Grafismos
BG Grafismos
BG Grafismos