Distrito de Micro e Pequenas Empresas do Município de Manaus

O Distrito de Micro e Pequenas Empresas do Município de Manaus (Dimicro), cuja conclusão está programada para julho de 2023, representa um espaço estrategicamente projetado para abrigar microindústrias que terão um impacto significativo na geração de empregos diretos para mais de 400 pessoas. Essa iniciativa surge como resposta ao período prolongado em que o espaço permaneceu inativo durante administrações anteriores, requerendo um amplo projeto de revitalização que garanta tanto a segurança quanto a funcionalidade dos seus 28 galpões destinados às empresas quarteirizadas do Distrito Industrial.

A seleção das empresas que ocuparão esses galpões, onde realizarão suas atividades produtivas, será realizada por meio de um criterioso processo de seleção conduzido por meio de edital. Tal abordagem visa estimular a criação de empregos e promover o progresso tecnológico por meio da produção de matéria-prima regional, estabelecimento de cooperativas de trabalhadores e outras áreas afins.

A administração do espaço ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), que também planeja transformar o Dimicro em uma aceleradora e incubadora de empresas. Essa iniciativa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo tecnológico local, proporcionando apoio e recursos necessários para o crescimento e o desenvolvimento de startups promissoras.

Com essa abordagem holística, o Dimicro não apenas contribuirá para impulsionar a economia local, mas também servirá como um ambiente propício à inovação e ao surgimento de novos empreendimentos.

Através do apoio contínuo da Semtepi, as empresas instaladas no Distrito de Micro e Pequenas Empresas serão incentivadas a prosperar, alavancando o potencial tecnológico da região e promovendo o crescimento sustentável e a competitividade no mercado. Assim, Manaus se fortalecerá como um polo empreendedor e tecnológico, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade e de toda a região.

Revista Dimicro