Escolas da Prefeitura de Manaus participam da ação ‘Valorização da Vida’ em alusão ao ‘Setembro Amarelo’
17/09/2025 17h16


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MP–AM), realizou, nesta quarta-feira, 17/9, a ação “Valorização da Vida”, em alusão ao “Setembro Amarelo”, que contou com a participação das escolas municipais Doutor Raymundo Nonato, Professora Maria do Socorro Azevedo, Themistocles Pinheiro, Helena Augusta Walcott e Professora Maria Auxiliadora Santos, das zonas Norte e Leste.
O Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed e o Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa) do MP são os responsáveis pela atividade, que tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar os estudantes sobre a importância do cuidado com a saúde mental e da valorização da vida. Ao todo, 100 alunos participaram da ação, com a seleção de 15 representantes de cada escola, acompanhados por psicólogos e professores da rede municipal.
O coordenador do Nupi da Semed, Ricardo Simões, comentou sobre o impacto da iniciativa junto aos estudantes. “A ação ‘Valorização da Vida’ é fundamental para que possamos compreender as necessidades de cada aluno. Falar sobre esse tema dentro das escolas municipais é um gesto de cuidado e de esperança”, afirmou Ricardo.
Joseila Cruz, facilitadora em Justiça Restaurativa do Nupa, falou sobre a parceria com a Semed e a atuação do núcleo nas escolas municipais. “Hoje, estamos participando desta ação em cinco escolas da rede municipal, com o objetivo de promover o projeto ‘Escola em Paz’, que neste mês trabalha a temática do Setembro Amarelo. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da saúde mental, cuidando dos alunos e proporcionando momentos de bem-estar”, relatou Joseila.
A ação além de estimular o diálogo e a reflexão em torno do “Setembro Amarelo”, também proporciona momentos de descontração, onde cria um ambiente acolhedor e favorável para que os estudantes se sintam mais abertos ao tema. “Foi uma experiência incrível poder compartilhar sentimentos uns com os outros. Essa roda de conversa nos deu a oportunidade de nos expressar, conversar e ouvir”, contou a estudante Lorrana Barroso, de 15 anos, do 9º ano.
O gestor Sérgio Garcia, da escola municipal Helena Augusta Walcott, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, ressaltou a importância da ação no apoio aos alunos dentro e fora da sala de aula. “Fico muito feliz com a presença do Ministério Público e da Semed em nossa escola. Foi um sucesso e os alunos gostaram bastante, estamos ansiosos para as próximas ações”, disse Sérgio.
— — —-
Texto – Thalia Rodrigues / Semed
Fotos – Divulgação/ Semed