Estudantes da Prefeitura de Manaus participam de palestra sobre ‘Violência de Gênero’
23/05/2025 13h31


Com tema “Violência de Gênero”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), promoveu, nesta sexta-feira, 23/5, uma palestra com estudantes do 8º ano na escola municipal Rodolpho Valle, no bairro Redenção, zona Centro-Oeste da cidade.
O projeto, coordenado pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) e pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), acontece nas unidades de ensino da rede municipal de educação desde 2023. A meta é promover momentos de debates e reflexões entre os alunos acerca de eixos temáticos definidos pela Esmam, tais como: Direitos e Deveres no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Direitos Fundamentais, Violência de Gênero, Cidadania e Participação Popular.
Para o coordenador do Nupi, Ricardo Simões, essa iniciativa busca promover a conscientização e o respeito sobre gênero no contexto atual.
“O projeto Esmam na escola tem como essência a socialização de temas jurídicos relevantes aos alunos da rede municipal de ensino. A escola da magistratura proporciona atuação do juiz nesse contexto educacional, o tema é selecionado pela unidade de ensino que recebe a palestra. Hoje, foi abordado o tema “Violência de Gênero”, buscando promover a conscientização e o respeito sobre as questões de gênero no contexto atual”, declarou Ricardo.
O chefe de gabinete da escola de Magistratura, Andress Cavalcanti, destacou que o projeto, iniciado em 2023, é de suma importância para a sociedade.
“Esse é um projeto belíssimo baseado em quatro eixos importantes, com temas interessantes para os jovens, porque no dia a dia deles com certeza já presenciaram, ou sofreram alguma violência, ou até podem ter praticado. A gente veio aqui esclarecer quais são as diferenças, o que é sexo, o que é gênero, o que é identidade de gênero, onde acreditamos que de alguma forma vamos contribuir para aprimorar o conhecimento dos estudantes da escola Adolpho Valle”, disse Andress.
O estudante João Lucas, de 13 anos, falou da importância de respeitar os pensamentos ideológicos de cada ser humano. “Acho um tema superimportante na nossa sociedade, pois não podemos discriminar as pessoas pelo jeito que elas se identificam. Não podemos julgar uma pessoa pelos seus pensamentos, suas ideologias, temos que respeitar e aceitar, pois todos têm o direito de serem quem são”, comentou João.

— — —
Texto – Jorgiane Castinares/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCfdUR