Prefeitura promove fase classificatória para as 24ª Municipíadas em escola municipal na zona Leste

11/08/2023 12h28

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 11/8, a fase classificatória para as 24ª Municipíadas, na modalidade Futsal, referente ao Polo I, que contempla as 134 unidades de ensino das Divisões Distritais Zonais Centro-Sul, Oeste e Leste I. A iniciativa ocorreu na escola municipal Jorge de Resende Sobrinho, no bairro Tancredo Neves, zona Leste.

Os jogos englobam as categorias mirim (até 12 anos),  infantil (de 12 a 14 anos) e juvenil (de 15 a 17 anos), com finalidade de desenvolver o desporto escolar, promovendo a socialização dos alunos e o aprimoramento das habilidades motoras, consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos. Ao todo, 369 equipes de futsal participam dessa fase.

O coordenador de futsal das Municipíadas, Iranildo Alves, explicou que a fase eliminatória ocorre devido ao grande número de equipes inscritas na modalidade. Além disso, segundo ele, a gestão David Almeida sempre valoriza as práticas esportivas no ambiente escolar.

“O esporte é ferramenta de formação, desenvolvimento de vida para essas crianças e jovens. Então, a prática saudável do esporte ajuda a fazer uma educação integrada, ou seja, aqui eles aprendem valores, princípios e atitudes, que são muito importantes para a formação deles como seres humanos”, disse o coordenador.

Para a pedagoga Nara Silvia, da escola anfitriã do evento, o esporte é essencial para os jovens da zona leste de Manaus. “Essa atividade é muito importante para os jovens da zona Leste, porque eles gostam de jogar e competir. O estudo e o esporte andando em conjunto ajuda bastante o interesse do aluno”, esclareceu.

Para o “camisa 10”, o estudante do 9° ano, Pedro Garone, 15 anos, da equipe da escola municipal Guilherme Barbosa Baker, as Municipíadas representam oportunidades e aprendizados.

“Isso é algo positivo e eu gostei muito porque pode dar mais uma oportunidade para quem está correndo atrás do seu sonho. Aqui, tem muito moleque craque. São muitas oportunidades que temos por aqui”, afirmou.

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed