Escola municipal São Dimas é reinaugurada pela prefeitura

10/05/2023 19h00

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reinaugurou, nesta quarta-feira, 10/5, mais uma unidade de ensino. Dessa vez, a escola municipal São Dimas foi entregue pelo prefeito de Manaus, David Almeida, para os moradores do bairro São Jorge, zona Oeste da cidade.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou o trabalho realizado pela engenharia da Semed no bairro, que teve todas as escolas municipais revitalizadas e ampliadas.

“Essa escola foi reformada, ampliada, modificada, transformada, a gente não entra na escola só para pintar a escola, nós entramos para transformar, implantamos os centros de tecnologias, ampliamos os espaços, para que a gente possa proporcionar aos alunos o melhor ambiente, a melhor estrutura escolar, para receber a educação e o aprendizado”, afirmou Almeida.

A unidade de ensino, que atende mais de 400 crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, esperava por uma reforma havia 10 anos.

O local foi totalmente reformado com a substituição das instalações elétricas, luminárias, forro, louças, reservatório de água e revestimentos. A unidade recebeu ainda pintura geral, troca da cobertura, paisagismo, execução de abrigo de gás, instalação da coifa na cozinha, grade de contenção e dreno dos condicionadores de ar.

De acordo com a titular da Semed, professora Dulce Almeida, o novo ambiente escolar garante com que os professores possam passar o conhecimento acadêmico aos alunos, melhorando o aprendizado. “Nossas crianças, nossos profissionais precisam de um ambiente com qualidade, queremos fazer o melhor sempre pela educação”, afirmou.

Além da reforma, o espaço também passou por uma ampliação na cozinha e na área administrativa e, agora, conta com banheiros para Pessoas com Deficiência (PcDs), parquinho e área recreativa. O prédio possui dez salas de aulas, Centro de Tecnologias Educacionais (CTE), sala dos professores, diretoria e secretaria.

Agradecimentos

Em suas palavras, o gestor da unidade de ensino, Fernando Castelo, afirmou que a comunidade está feliz com o prédio escolar recém-revitalizado, bem como recordou a dedicação do professor Américo Ramos Gadelha, então gestor, que faleceu em junho de 2021, em decorrência da Covid-19.

“Quero agradecer ao prefeito David Almeida e à secretária Dulce Almeida, que têm feito um trabalho extraordinário à frente da Secretaria de Educação. Essa comunidade do São Jorge esperou bastante por essa reforma e agora esse sonho virou realidade. Os nossos corações estão alicerçados ao sentimento de gratidão. Quero lembrar, neste dia tão especial, do meu amigo e irmão, gestor Américo Ramos Gadelha, que lutou muito por esse momento, mas infelizmente não pôde ver acontecer, porque a Covid-19 o levou”, declarou o gestor.

A empregada doméstica, Yakelin Romero, mãe do estudante do 1° ano, Jesus David Jimenez, achou positivo o resultado da obra da unidade de ensino.

“Gostei da obra. Penso que vai melhorar bastante o aprendizado do meu filho”, finalizou a comunitária.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Andrew Ericles / Semed

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom e Eliton Santos / Semed