Mais de 3,5 mil reservas de vagas para alunos com deficiência das redes municipal e estadual foram registradas no primeiro dia de liberação do sistema

Por Prefeitura de Manaus

12/01/2026 17h12

Icone audio
#paratodosverem – Aluno com deficiência em sala de aula, com professora

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulga que, até as 16h desta segunda-feira, 12/1, foram realizadas 3.554 reservas de vagas para transferência e matrícula de alunos com deficiência nas redes públicas de ensino dos municípios de Manaus, Iranduba e Coari e do estado do Amazonas.

Do total de solicitações, 79,7% foram feitas pela internet, por meio do site matriculas.am.gov.br, de acordo com a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam). Ainda segundo a Prodam, do total de transferências registradas, 2.269 foram solicitadas para as escolas municipais de Manaus e 1.160 para a rede estadual de ensino. Também foram reservadas 78 vagas para a rede municipal de Coari e 47 para o município de Iranduba.

Pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos, critérios e à documentação exigida para efetivar a matrícula ou a transferência. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com a Semed pelo e-mail gmatricula@semed.manaus.am.gov.br.  

O período exclusivo para solicitação de reserva de vaga, tanto para transferência quanto para novas matrículas de alunos com deficiência, termina às 23h59 desta terça-feira, 13/1.

O secretário municipal de educação, Júnior Mar, destacou o papel da Prefeitura de Manaus com a inclusão e a qualidade da educação, que vai além do pedagógico.

“A gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Junior, tem um olhar atento e cuidadoso para os estudantes com deficiência. As matrículas desses estudantes na rede municipal são conduzidas com planejamento e responsabilidade, assegurando não apenas o acesso à escola, mas uma educação inclusiva e humanizada. Nosso compromisso é garantir acolhimento, acompanhamento pedagógico, fortalecendo o direito à educação para todos”, destacou o secretário.

Documentos

Para a matrícula, é necessário apresentar: comprovante de escolaridade (original), certidão de nascimento do aluno (original e cópia), CPF e RG do responsável legal, no caso de aluno menor de idade (original e cópia), comprovante de residência (cópia do mês anterior à matrícula), cartão de vacinação do aluno (cópia), e três fotos 3×4 recentes do aluno.

Para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os documentos exigidos são: CPF e RG (original e cópia), comprovante de residência, e duas fotos 3×4. As informações completas sobre o procedimento, bem como o passo a passo, estão disponíveis no site de matrículas https://matriculas.am.gov.br

Atendimento nas escolas

Além da plataforma do site, todas as escolas da rede municipal de Manaus estarão abertas para atender o público que não tem acesso à internet.

A Semed reforça a importância de realizar o processo dentro do período estabelecido para assegurar a vaga e a organização do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência.

—– —– —–
Texto – Thalia Rodrigues / Semed
Fotos –  Eliton Santos/  Semed