Professores da Prefeitura de Manaus participam da 8ª Socialização de Práticas Pedagógicas da Semed

30/11/2022 12h31

Com o tema “Formação continuada na Amazônia: promovendo diálogos, produzindo saberes e possibilidades em vista de uma educação transformadora”, professores da Prefeitura de Manaus participaram da abertura da 8ª Socialização de Práticas Pedagógicas (SPF) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação, que é coordenada pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), iniciou nesta quarta-feira, 30/11, e segue até quinta-feira, 1º/12, no auditório da DDPM, localizado na avenida Maceió, zona Centro-Sul da cidade.

O evento, que tem como objetivo socializar conhecimentos, saberes e práticas educativas desenvolvidas na rede municipal de ensino, também foi transmitido pelo Youtube no canal Educacional Manaus. Nesta edição, foram aprovados 110 projetos, apresentados durante a Socialização.

O subsecretário municipal de Gestão Educacional (SSGE), Júnior Mar, representou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, na exposição e falou das várias ações que a Semed realiza durante o ano e o apoio que a educação recebe do prefeito David Almeida.

“Esse é um evento de diamante, bonito e relevante, assim como vários outros que a Semed promove, mas esse sem dúvidas é singular. Hoje estamos falando e apresentando experiências exitosas que impactam diretamente no aprendizado dos nossos alunos. Um estudante com informação, com ferramentas faz com que ele alcance seus objetivos e nós somos um time que lutamos para isso e temos um capitão, um prefeito e uma secretária que valorizam e apoiam todas as ações que beneficiam a educação”, pontuou Júnior Mar.

Durante os dois dias, professores apresentarão os projetos desenvolvidos nas escolas com base nas formações que participaram durante todo o ano letivo. “Todos esses trabalhos foram inscritos e aprovados pela equipe da Socialização. Esse é um momento de culminância, de mostrar o que eles aprenderam nas formações e como aplicaram em sala de aula, com pontos positivos e negativos. É um momento ímpar para a secretaria, porque estamos reproduzindo conhecimento para a sociedade educadora”, comentou a chefe da DDPM, Inez Alcântara.

As apresentações dos trabalhos aconteceram dentro das salas de aula. “Matemática Viva” é o projeto da professora de matemática, Michelle Neves, que leciona na escola municipal Nina de Araújo Costa Lins, zona Norte, com alunos do 7º e 9º ano do ensino fundamental.

“Nós trabalhamos a matemática de uma forma leve e divertida, utilizando somente papel e uma metodologia simples e de maneira diferenciada e vimos que a nossa avaliação diagnóstica foi positiva e com isso quero mostrar para os meus colegas que eles conseguem tirar esse tabu, de que matemática é uma matéria de sete cabeças”, disse a professora.

Texto – Érica Marinha/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed