Professores da Prefeitura de Manaus apresentam ações para o ano letivo de 2023

14/12/2022 12h05

Professores da Prefeitura de Manaus apresentam ações para o ano letivo de 2023

Com a finalidade de debater e apresentar as estratégias e ações pedagógicas para o ano letivo de 2023, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 14/12, a abertura da “Jornada Pedagógica 2023”, com a participação de professores, gestores, pedagogos e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorreu no auditório Luís Geraldo Pontes Teixeira, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A ação segue até a próxima quinta-feira, 15, sendo coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege). Todos os responsáveis pelas divisões, gerências, centros e programas, coordenados pelo Dege, estarão participando, totalizando 23 setores.

Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, destacou a doação e empenho da equipe pedagógica da Semed.

“Essa jornada pedagógica contribui bastante para o desenvolvimento das ações da gestão do prefeito David Almeida. É muito oportuno vermos os professores e a equipe técnica empenhada em alcançar a meta ousada de colocarmos a nossa rede entre as melhores do Brasil. Com esse evento, exaltamos nossa equipe pedagógica, que trabalha arduamente em prol da nossa educação municipal”, ressaltou.

De acordo com o diretor do Dege, Anézio Mar, esse momento de partilha e planejamento possibilita alinhar as metas, a fim de alcançar o público-fim da secretaria de modo exitoso.

“Em 2022, realizamos um grande redimensionamento na parte pedagógica da Semed e preparamos um planejamento visando qualificar ainda mais a nossa educação pública municipal. Nesse sentido, a Jornada Pedagógica apresenta as principais ações, projetos, programas, ligadas ao departamento pedagógico. Então, as nossas escolas vão receber as nossas orientações apresentadas em nosso evento e vão verificar os objetivos de cada ação, visando os avanços educacionais”, detalhou.

Novidades

Além disso, Anézio Mar também confirmou que haverá novidades e novos direcionamentos. “Teremos novidades, como o sexto tempo, reforço no contraturno, melhor acompanhamento familiar, que vão contribuir efetivamente na aprendizagem do nosso estudante. Sabemos da importância de todas essas ações pensadas dentro da Semed e articuladas com nossos professores e assessores pedagógicos para que tenham impacto de forma efetiva na educação”, pontuou.

Apresentações

De modo lúdico, com um cenário fazendo alusão a uma entrevista, a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) apresentou o planejamento das suas ações para 2023. A chefe da DDPM, Inês Alcântara, coordenou a apresentação e explicou sobre a integralidade das atividades planejadas para o próximo ano.

“Para 2023, temos várias formações, mas com um diferencial, que é o trabalho integrado junto com as duas gerências, a Gerência de Formação Continuada (GFC) e a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE). Nos anos anteriores, o trabalho dessas duas gerências ocorria separado. O diferencial da gestão pedagógica atual é o trabalho integrado entre as duas gerências e as demais divisões do Dege”, ressaltou.

Texto – Andrew Ericles/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed