‘Aliança Pró-Saeb’ da Prefeitura de Manaus avança na rede municipal de ensino
14/05/2025 13h47


A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul foi a terceira unidade administrativa da Prefeitura de Manaus a assinar a “Aliança Pró-Saeb”, ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com foco na melhoria dos indicadores educacionais. A reunião ocorreu, nesta quarta-feira, 14/5, no auditório da própria divisão, no bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital, e contou com a presença de 62 gestores escolares da rede municipal.
A iniciativa tem como objetivo mobilizar as escolas para o alcance e a superação das metas definidas entre a Semed e as unidades de ensino, baseadas nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Além disso, a proposta busca valorizar o trabalho dos profissionais da educação e fortalecer o compromisso coletivo com a qualidade do ensino.
Durante a reunião, o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, reforçou os avanços obtidos com a implantação do programa “Educa+Manaus” e destacou a importância da continuidade do trabalho em rede.
“Lançamos em 2023 o programa ‘Educa+ Manaus’ e a cidade foi uma das capitais que mais cresceu na educação. Em 2025, seguimos focados na Aliança pela Aprendizagem, com diretores comprometidos com as metas. Com o trabalho pedagógico fortalecido e união da equipe, vamos alcançar o maior resultado da história da educação de Manaus”, afirmou.
O chefe da DDZ Centro-Sul, Silone Guimarães, ressaltou que a divisão já atua de forma próxima às escolas e mantém um diálogo constante com os gestores, o que tem contribuído para a construção de estratégias personalizadas.
“Nós já mantemos esse diálogo constante com os gestores, nos reunimos com as equipes escolares para planejar ações que ajudem a manter e, principalmente, alavancar os resultados. Esse trabalho conjunto é essencial para o avanço da nossa rede”, comentou Silone.
A gestora Lane Maciel, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Rita Veloso, também participou do evento e destacou o papel da integração da equipe na conquista de bons resultados, que devem iniciar na educação infantil.
“Atuamos juntas com acolhidas, projetos e participação dos pais, o que fortalece a aprendizagem e a frequência dos alunos. Esse trabalho desde a educação infantil prepara o estudante para as avaliações que farão durante a vida escolar”, concluiu.
— — —
Texto – Jordana Rodrigues/ Semed
Foto – Mário Oliveira/ Semed