Prefeitura realiza o último simulado ‘Pro-Saeb’ com alunos do 5º e 9º ano da rede municipal de ensino

28/09/2023 12h25

Aproximadamente 34 mil alunos, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta quinta-feira, 28/9, do último simulado “Pró-Saeb”. A ação faz parte do programa “Educa+Manaus”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, e é utilizado para verificar o processo de aprendizagem e os avanços dos componentes curriculares da rede municipal de Educação.

Durante este ano, foram realizados nove simulados em 310 escolas. A avaliação acontece a cada 15 dias letivos, com quase três horas de duração e conteúdo de língua portuguesa e matemática, sendo 26 questões para cada disciplina. O intuito da ação é preparar os estudantes para a avaliação que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Manaus, que acontece entre outubro e novembro.

O subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, visitou a escola municipal Maria Rufina de Almeida, no Alvorada 1, zona Oeste, e falou sobre a última avaliação e os resultados positivos que a rede municipal de Educação vem alcançando.

“Chegamos à última aplicação do simulado Pró-Saeb, do Educa+Manaus, lançado na gestão do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida. Nós estamos acompanhando o resultado de cada avaliação e percebemos o quanto a nossa rede cresceu e como os estudantes estão familiarizados com esse modelo de avaliação, com as questões que são abordadas e que espelham exatamente a prova do Saeb, com isso, acreditamos que a educação municipal de Manaus será destaque entre as melhores do Brasil”, mencionou o subsecretário.

Nesta última avaliação, a escola Maria Rufina alcançou 100% de participação dos estudantes. “Nosso trabalho com os alunos iniciou em 2022, e primeiro envolveu o processo de alfabetização e, depois, focamos nas atividades do Educa+Manaus e, ainda, nas ações internas da escola, com apoio de professores de língua portuguesa e matemática. Também acompanhamos de perto aqueles que não dominam a leitura e escrita, com atividades na biblioteca e no Centro de Tecnologia Educacional (CTE). Aqui, na escola, desenvolvemos um trabalho macro e não apenas com os professores das turmas do 5º ano, por isso conseguimos alcançar 100% da presença dos nossos alunos no simulado”, comentou a gestora da unidade, Lydiane Araújo.

Durante a avaliação dos alunos, as professoras das turmas participam de formações que ajudam no conteúdo das próximas atividades. “A gente participa de formação on-line, onde os professores da Semed, de língua portuguesa e matemática, nos orientam como trabalhar as próximas sequências de conteúdo. Além disso, nós também precisamos dar nossa opinião do que está dando e o que não está dando certo em sala de aula, para que seja melhorado. Essas formações são muito bem pensadas e nos ajudam bastante”, declarou a professora do 5º ano, Káttia Batista.

Para ter um bom rendimento, a aluna Alice do Carmo Alves separa três horas do dia para se dedicar aos estudos. “Estudo português e matemática durante três horas, diariamente. Em português, estudei como descobrir o tema central do texto, advérbios e conjunções. Já em matemática, foquei em porcentagens, fração equivalente, perímetro e área. Com esse tempo de estudo, aprendi muita coisa, em casa, a minha avó me ajuda, fazendo uma simulação de prova comigo”, disse a aluna.

Texto – Érica Marinho/ Semed

Fotos – Mário Oliveira/ Semed