Prefeitura realiza aula inaugural do 6º Tempo na segunda etapa do Educa+Manaus

08/03/2023 21h02

Reforçar as ações pedagógicas na Rede Municipal de Ensino. Com essa finalidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quarta-feira, 8/3, a segunda etapa do Programa Educa+Manaus, o 6º Tempo, com estudantes do 5º e 9º ano. No último trimestre, eles participam das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Essa fase do programa consiste na adição de mais um tempo de aula, para desenvolver as habilidades dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Na estratégia, vai ser utilizada uma mediação pedagógica e tecnológica, com intuito de melhorar o processo de ensino aprendizagem destes alunos.

O subsecretário de Gestão Pedagógica, Júnior Mar, reforça que esse é um momento muito importante do Programa Educa Mais porque é a primeira aula do sexto tempo.

“A gestão do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida traz oportunidades para nós melhorarmos a qualidade da nossa educação, a evolução da educação municipal aqui no município de Manaus”, completou Júnior Mar.

As aulas são de segunda a quinta e serão organizadas da seguinte forma: os estudantes de 5º e 9º ano estarão em sala de aula, acompanhados de um (a) professor (a) mediador (a). Os alunos do 5º ano receberão vídeo aulas e os do 9º ano receberão vídeo aulas ministradas pelo Centro de Mídias da Semed.

Vale ressaltar que os alunos deverão realizar as atividades propostas no decorrer da aula, orientados pelo professor mediador. Eles também recebem um caderno de exercícios alinhado à matriz das habilidades do Saeb e ao Currículo Escolar Municipal.

Na escola municipal Firme na Fé, na zona Oeste da cidade, serão atendidos cerca de 170 estudantes do 5º ano. De acordo com a professora, Aline Lima, o projeto é muito bom, pois visa melhorar o rendimento dos estudantes.

“Nós estamos sendo bem preparados pela prefeitura que está realizando formações, simulados e atividades. Esse sexto tempo vai ajudar as crianças a entenderem mais as habilidades que eles precisam desenvolver durante o período de escola”, completou a professora.

Para a estudante Ana Gabriela, do 5º ano, o projeto é empolgante porque vai melhorar o desempenho dela e dos amigos.

“Eu estou muito entusiasmada com esse projeto porque vai ajudar a todos os alunos do 5º ano e também para sermos melhores pessoas no futuro”, finalizou Ana Gabriela.

O sexto tempo inclui ainda almoço para as turmas da manhã e lanche de saída para o turno vespertino.

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed