Prefeitura de Manaus realiza o encerramento da Semana da Pessoa Idosa com estudantes do Cemeapi

29/09/2023 15h13

Com a ação “Dia do bem-estar”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o encerramento da Semana da Pessoa Idosa, nesta sexta-feira, 29/9, na paróquia Santa Rita de Cássia, bairro Cachoeirinha, zona Sul. A semana iniciou na segunda-feira (25), com o objetivo de fomentar ações socioeducativas junto a parceiros, professores e estudantes, em continuidade ao projeto “Valorização da Pessoa Idosa”, que desenvolve atividades com adultos e idosos.

Sob a coordenação do Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi), que atende um total de 400 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a semana contou com encontro socioeducativo, culto ecumênico, roda de conversa socioemocional e apresentação musical. No encerramento, os participantes tiveram atendimento médico, orientação jurídica, massagem relaxante, corte e escova de cabelo, esmaltação das unhas, danças, mesa de dominó e cinema com pipoca, entre outras atividades.

A coordenadora do Cemeapi, Joseane Silva, ficou satisfeita com a realização da programação, ao longo da semana, com várias atividades pedagógicas em prol das pessoas que fazem parte do centro e do processo de ensino e aprendizagem.

“Nós estamos aqui por orientação do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida, realizando a semana, onde iniciamos com um culto ecumênico, rodas de conversa, encontro socioeducativo, em que tivemos dois dias de bem-estar e, hoje, na paróquia Santa Rita de Cássia, com atendimento médico, momento de beleza, entre outros. Tudo oferecido as nossas turmas do Cemeapi, que estão toda semana com a gente. Realizamos nos três horários, para que todos fossem atendidos nas ações com o apoio da Prefeitura de Manaus”, comentou.

Cuidadora de idoso há 40 anos, Iraci Rodrigues da Silva, 64, está, há sete meses, na turma do Cemeapi, na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), ficou satisfeita por ter participado da programação, mas, principalmente, pela oportunidade de estudar, pela primeira vez, na vida.

“A semana é tudo, porque todos os dias estamos lá na fundação fazendo exercício e estudando. Depois, vou trabalhar à noite, essa é a minha função todos os dias. Pela primeira vez na minha vida, estou em uma sala de aula, onde pego um livro abro e leio. Pego na minha Bíblia e vou ler, porque estou cuidando de mim mesmo e não dos outros. Para mim, está sendo maravilhoso e vou fazer faculdade mais tarde. Esta semana foi muito importante pelas brincadeiras e animação”, completou.

A aposentada Maria das Graças dos Santos, aluna da turma do Cemeapi, na paróquia Santa Rita de Cássia, gostou muito do encerramento da semana, principalmente pela interação com outras pessoas, já que voltou a estudar após ficar 30 anos parada.

“Me sinto feliz, graças a Deus, com os meus colegas maravilhosos e a professora também. É uma conquista muito grande voltar depois de muito tempo. Às vezes, estou em casa e meus netos pedem para eu falar da minha lição, para eu ler e eles ouvirem”, disse.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed