Prefeitura de Manaus realiza o encerramento da 9ª Socialização de Práticas Formativas

07/12/2023 12h34

9ª Socialização de Práticas Formativas #paratodosverem – Servidores municipais da Semed reunidos durante ação pedagógica

Com aproximadamente 130 projetos apresentados pelos professores da Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou, nesta quarta-feira, 6/12, a 9ª Socialização de Práticas Formativas (SPF). O encontro, realizado na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), iniciou, na terça-feira, 5/12, reunindo os projetos dos profissionais da educação em quatro eixos: educação inclusiva, tecnologias educacionais, alfabetização e currículo e avaliação.

Durante os dois dias de programação, que teve a participação dos profissionais da educação da educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, contou com apresentação cultural, videoconferência, documentário dos diálogos pertinentes, momento cultural, círculos de palavras, salas temáticas, exposição cultural, entre outros trabalhos pedagógicos.

A SPF é um evento realizado desde 2025, visando socializar práticas pedagógicas dos educadores que participam dos processos de formação continuada desenvolvida pela DDPM. Na oportunidade, foi possível prestigiar dois eventos nas mesmas datas e espaços, sendo estes: 2ª Mostra de Teses e Dissertações do Programa Qualifica e o 12º Diálogos Pertinentes do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (Lepete).

A chefe da DDPM, Inez Alcântara, disse que a meta do encontro é socializar o trabalho realizado pelos professores dos projetos desenvolvidos em suas unidades educacionais em prol de toda comunidade escolar.

“A divisão se sente gratificada por esse evento, pelo apoio dado por todo staff da Semed. Estamos encerrando hoje, onde houve a certificação dos professores que participaram do curso de especialização, promovido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É um evento importante, porque a Semed está dando para as escolas professores especializados em projetos. Esse projeto de Oficinas de Formação em Serviço é inovador e que deu bastante resultados. Quero agradecer mais uma vez, o apoio do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida, em especial aos professores que são os mais importantes nesse processo”, comentou.

Com a apresentação da “Gestão de projetos e formação docente”, realizado de 2020 a 2023, a pedagoga Ana Cristina Pereira do Nascimento, da escola municipal Padre Mauro Francello, no bairro Petrópolis, e do curso de especialização em gestão de projetos e formação docente, afirmou que é importante ter participado de um momento único e poder compartilhar no evento.

“O ponto principal desse projeto é justamente os formadores irem até a escola, vivenciar o contexto e a realidade do dia a dia da escola, conhecendo as problemáticas, socializando textos, estudos científicos, para toda equipe escolar. É fundamental trabalhar dentro da realidade da escola, trabalhar todos os funcionários da equipe, como administrativo, professores, pedagogos e a gestora. Em cima disso, é feito estudos e projetos elaborados na aprendizagem”, salientou.

O acadêmico do 6º período do curso de matemática da UEA, Bruno Moraes, participou da programação do evento e é um dos cerca de 40 dos chamados assistentes docentes, que ficam no lugar do professor em sala de aula, quando este precisa se ausentar para algum compromisso da escola. Para ele, participar do projeto Oficinas de Formação em Serviço (OFS) da universidade, responsável pelos alunos, é algo especial, ainda mais quando se tem a chance de socializar com outros.

“O projeto dá a oportunidade para todos os alunos, de várias licenciaturas, a se engajarem nos meios das escolas em si. A gente consegue viver diariamente com as professoras formadoras, que nos passam informações para substituir, quando eles vão participar das formações. Com isso, no decorrer da graduação a gente tem estágios diferenciados. No projeto OFS, a gente consegue conviver no chão real da escola. Como os professores trazem os cartazes dos projetos de educação, a gente consegue ver de várias escolas, como foi desenvolvido o projeto e como funciona na escola”, concluiu.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Ulisson Santos / Semed