Prefeitura de Manaus realiza abertura do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil da Semed

18/05/2023 14h37

Com a temática “Jogando, brincando e interagindo no mundo da fantasia”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 18/5, a abertura do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil. O evento ocorreu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade.

O objetivo da ação, destinada a estudantes de 1 a 5 anos, é proporcionar atividades psicomotoras relacionadas ao conceito do “Olimpismo”, que valoriza a amizade, compreensão mútua, igualdade e a solidariedade, além de destacar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, as ações pedagógicas na rede de ensino seguem as orientações da Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), a qual determina que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

“Parabéns aos pais por incentivar os filhos nessa ação. As escolas da Semed são lugares mágicos, porque neles ocorrem a magia do saber, do conhecimento, do ser feliz, do respeito e cidadania. Trabalhamos sob a recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo que um dos eixos é brincar para se conhecer. Essa é a gestão do prefeito David Almeida, que sempre procura fazer o melhor pelas nossas crianças”, compartilha.

A iniciativa pedagógica é coordenada pela Caravana da Educação Infantil, ação pedagógica com objetivo de desenvolver o trabalho psicomotor das crianças que estudam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), com atividades lúdicas, conforme relatou a chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Cláudia Magalhães.

“A divisão de Educação Infantil conta com a caravana para estimularmos o desenvolvimento motor das crianças e também a fantasia, sempre segundo as diretrizes curriculares. Dessa forma, a gente orienta e assegura de que toda essa prática educativa seja desenvolvida com interações e brincadeiras”, disse.

Ludicidade

A temática deste ano leva em conta a perspectiva de que as crianças em fase de pré-escola são caracterizadas pelo desenvolvimento da imaginação e da fantasia. Nesse sentido, o universo da série de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling, “Harry Potter”, inspirou as ações do evento.

Estavam na atividade cerca de 200 crianças, representando cada Cmei e creche da rede, além de dez escolas mistas, totalizando 700 participantes. O estudante do 2° período, Allison Lucas Melo, de 6 anos, matriculado no Cmei participou da ação. A mãe dele, Aline Mello, assistente social, de 35 anos, aprovou o festival.

“Acho isso bem positivo, porque além de dinâmico, usa também a imaginação da criança. Estimula a criança no aprendizado a interação com outros alunos”, enfatizou.

Personagens conhecidos marcaram presença na ação, como o Alvo Dumbledore. O bruxo mais poderoso das histórias mágicas, enfatizou às crianças a importância de praticar a magia do respeito, amor e educação. Os professores da educação infantil e as crianças travaram uma luta épica contra aquele que não deve ser nomeado”, Lord Voldemort, considerado o vilão da série.

Com o feitiço “Expecto Patronum”, os estudantes venceram a batalha e compreenderam sobre os verdadeiros valores do bem e da amizade. Durante o evento, as crianças se divertiram com atividades esportivas e recreativas, como circuito de vassoura, arco e flecha, quadribol com balão, pulando as pedras do caminho e exercícios de coordenação motora.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed