Prefeitura realiza encontro com assessores de gestão e pedagógicos dos projetos ‘Aprende+’ e ‘Alfabetiza+’

25/03/2024 15h34

Encontro #paratodosverem – Servidores da Semed reunidos durante encontro com assessores de gestão e pedagógicos dos projetos ‘Aprende+’ e ‘Alfabetiza+’

Assessores de gestão e pedagógicos da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta segunda-feira, 25/3, do encontro de orientações dos projetos “Aprende +” e “Alfabetiza +”, da educação infantil. O encontro foi realizado no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, reunindo os profissionais da educação das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), sendo uma ação da Gestão Integrada da Educação (Gide), Divisão de Educação Infantil (DEI) e Divisão de Educação Fundamental (DEF) da secretaria.

As ações acontecerão de forma integrada ao programa “Educa+ Manaus”, que foi lançado no 1º semestre do ano de 2023, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento da aprendizagem das crianças do 1º e 2º período da Educação Infantil e a alfabetização dos estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

O projeto “Aprende+” em 2023, iniciou como piloto na rede municipal, atendendo 21 unidades de ensino, que atendiam a pré-escola, contemplando 5.722 crianças. Em 2014, o projeto foi ampliado para 247 escolas, beneficiando 44.436 mil crianças. Já o “Alfabetiza+”, implantado este ano, já tem um total de 313 unidades escolares, sendo contempladas 48.641 mil crianças.

A assessora de gestão, Milena Caetano Hilário, da DDZ Leste 1, que realiza o trabalho com as escolas da divisão geográfica, considera o encontro fundamental para seu trabalho dentro da proposta de conseguir bons resultados nos dois projetos da educação infantil.

“A gente trabalha com coleta de dados e faz o acompanhamento da estatística. Já há algum tempo, a secretaria viu essa necessidade de melhorar os resultados dos alunos no aprendizado. Dentro dessa perspectiva, a Semed teve essa iniciativa de iniciar logo na base, que é a nossa educação infantil. A partir disso, tem o acompanhamento do assessor de gestão no momento em que ele chega na escola, vai fazer a observação dos espaços, que chamamos de sala de aula adequada para as crianças”, salientou.

Para o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Júnior Mar, o trabalho do poder público municipal é fundamental para garantir uma educação de qualidade, principalmente quando se começa bem cedo e dando apoio para que isso possa acontecer.

“Estamos em um momento muito importante, que é um marco para a Semed, pois se trata de alfabetizar as nossas crianças. Esse trabalho de alfabetização começa antes do ensino fundamental, trabalhando as habilidades de motricidade, de leitura, escrita, oralidade na educação infantil. Essa fluência para o ensino fundamental deve ser natural, deve ter uma sintonia para que seja uma transição que aconteça com sucesso. Essa é uma preocupação da gestão do prefeito David Almeida, da secretária Dulce Almeida, dos nossos assessores, tanto de gestão, quanto de assessores pedagógicos. O objetivo do projeto é que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, explicou.

De acordo com a coordenadora-geral da Gide, Gilcélia Bezerra, o trabalho é intenso para que todos possam alcançar ao longo do ano letivo bons resultados, por isso é importante o encontro para os assessores de gestão e pedagógicos.

“Esse momento na realidade é um marco na nossa secretaria, onde estaremos desenvolvendo esses dois grandes projetos, que é o ‘Alfabetiza+’, que atende os nossos estudantes do 1º e 2º anos e também o ‘Aprende+’, que é destinado as nossas crianças da pré-escola do 1º e 2º períodos. Neste encontro, nós temos os assessores pedagógicos e de gestão, que são aqueles assessores que diariamente estão nas unidades de ensino dando todas as orientações. Eles vão orientar os professores quanto a habilidade que eles terão que desenvolver nas crianças e estudantes. Já o assessoramento pedagógico, o levantamento de dados e o monitoramento, na qual estarão contribuindo para tornar mais dinâmico a execução dos programas”, conclui.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed