Alunos do 9º ano da Prefeitura de Manaus participam do último ‘Viradão Saeb’

18/10/2023 19h51

Com muitos desafios, músicas, competições e interpretações de textos divertidos, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Prefeitura de Manaus participaram, nesta quarta-feira, 18/10, do último “Viradão Saeb”. Aproximadamente 500 alunos de 14 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram do aulão, com conteúdo de língua portuguesa e matemática, de forma presencial no auditório da rede municipal, na zona Centro-Sul, e cerca de 13 mil acompanharam os conteúdos pela transmissão ao vivo, na própria unidade de ensino.

O aulão é mais uma ação do programa “Educa+Manaus” da Semed com foco nos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na qual busca promover a excelência no processo de ensino aprendizagem. A iniciativa é uma avaliação nacional que mede a educação básica e que deve acontecer no fim do mês de outubro ou início de novembro.

Essa é a última ação do “Educa+Manaus”, que desenvolveu várias outras ações em busca de preparar os alunos para a avaliação do Saeb, como explica a secretária de Educação, professora Dulce Almeida.

“Esse programa foi lançado na gestão do prefeito David Almeida onde desenvolvemos simulados, o sexto tempo, formações específicas, sequências didáticas, acompanhamento familiar e finalizamos com o viradão Saeb, que é a preparação dos alunos com aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Agora é a hora de colocar em prática tudo o que foi aprendido, fizemos os treinos e agora é fazer aquele golaço da educação municipal e mostrar a qualidade dos nossos ensinos. Nós podemos agradecer todos os professores e alunos que se dedicaram”, comentou Dulce.

As aulas tiveram cerca de 40 minutos para cada disciplina, onde os estudantes identificaram fração, representações decimais dos números racionais, efetuaram cálculos com números racionais, distinguiram fato de opinião, estabelecer relações lógico-discursivas, entre outros conteúdos. As aulas são ministradas pelos professores da Semed, que gravam conteúdo para o 6º tempo, que é mais uma ação do “Educa+Manaus”.

Para o professor de Matemática César Coelho Rocha, as aulas do 6º tempo foram fundamentais para a aprendizagem e interesse dos alunos.

“Nós ajudamos os alunos com as dificuldades que eles tinham. A matemática foi trabalhada de uma forma mais agradável, com brincadeiras e isso faz com que ele tire da cabeça que essa disciplina é um bicho-papão. Nós vimos todos os descritores que vão constar no Saeb e nós todos acreditamos que todos estão preparados”, explicou o educador, mais conhecido como “Check It Out”.

O aluno Joel Augusto Araújo, 15 anos, da escola municipal Carolina Perolina, São José, zona Leste da capital, é prova de que o sexto tempo o ajudou bastante.

“Nos primeiros simulados minhas notas não foram muito boas, mas depois que eu comecei a participar do sexto tempo, minhas notas melhoraram muito e  comecei a tirar 9 e 10”, disse o aluno.

Já para Ryana Carvalho, 15 anos, da escola Marly Garganta, Monte das Oliveiras, zona Norte, as aulas são muito animadas. “A dinâmica do aulão é muito legal, a gente aprende de uma forma divertida e participativa com todas as escolas”, comentou Ryana.

Texto – Érica Marinho/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed