Prefeitura realiza abertura da ‘Semana do Meio Ambiente’ na rede municipal de ensino

01/06/2023 13h52

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 1º/6, a abertura da “Semana do Meio Ambiente”, na rede de ensino, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. O evento ocorreu no auditório da sede do órgão, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Essa ação é coordenada pelas Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, com finalidade de estimular as reflexões e promover atividades que visam a sensibilização ambiental dos estudantes. Neste ano, essa atividade pedagógica tem a temática “A educação promovendo habilidades socioambientais no município de Manaus”.

“Em nome do nosso prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida, agradeço a cada parceiro que está aqui. A Semed desenvolve, de forma contundente, a educação ambiental. Em nossas escolas, aplicamos aspectos socioambientais que são muito importantes para termos uma melhor sociedade. Assim, trabalhamos a consciência ambiental em nossos estudantes”, pontuou o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, professor Júnior Mar.

Normativa

A Carta da Terra foi escolhida como instrumento norteador, que é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século 21. Além de sugerir para a população mundial, uma transformação nos hábitos, com objetivo de conquistar um bom futuro para todos os cidadãos.

“Na Semana do Meio Ambiente, temos como base a Carta da Terra, que fala sobre todos os princípios do desenvolvimento com sustentabilidade, além da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante o ano, queremos ensinar e propagar, em toda rede, a importância da preservação do meio ambiente”, enfatizou o coordenador da Ocas do Conhecimento Ambiental, Renato Júnior.

Parceria

Os trabalhos desenvolvidos no decorrer dessa atividade pedagógica contam com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Grupo Suçuarana, Instituto Soka Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Águas de Manaus, além do apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Saúde (Semsa) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Participantes

No evento, houve uma unidade de ensino com 15 estudantes, representando cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Semed, além de 20 alunos da unidade Ocas do Conhecimento Norte e representantes de cada instituição parceira.

A estudante do 9° ano, Andressa Nascimento, 14 anos, da escola municipal Vicente Cruz, bairro Novo Israel, zona Norte, afirmou que ficou feliz em ter participado da ação.

“Achei legal, divertida, interativa, muito bom. Eu vejo que os alunos não se interessam por educação ambiental e não têm muita consciência sobre isso. Então, é muito bom estimular esses conteúdos”, declarou.

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed