Professores da Semed representam a Prefeitura de Manaus em evento comemorativo ao Dia Mundial da Água

22/03/2023 12h42

Professores do programa Ocas do Conhecimento Ambiental, ação pedagógica coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), representaram a Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira, 22/3, na ação “Dia Mundial da Água: Cuidando da Vida, Cuidando do Planeta”. A solenidade ocorreu no auditório da sede da companhia Águas de Manaus, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul. A iniciativa visa sensibilizar empresas e a população sobre a importância da água, recurso essencial para a vida.

O evento foi promovido pelo Instituto Soka Amazônia, por meio do projeto HUB ODS Amazonas, que tem a finalidade de engajar empresas e organizações dos estados e municípios brasileiros, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O coordenador do Ocas do Conhecimento Ambiental, Renato Junior, declarou que a ação é significativa, em decorrência ao Dia Mundial da Água, instituído pela ONU, pois a educação ambiental é prioridade na atual gestão municipal.

“Estamos aqui representando a Semed, em nome do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida. É um evento de suma importância, ainda mais por falar da água, um elemento muito importante para a sobrevivência dos ecossistemas. Estamos aqui reunidos em uma atividade extra, com nossos parceiros, o Instituto Soka e Águas de Manaus, que realizam conosco ações de mobilização para preservação do meio ambiente”, declarou o educador.

O assessor pedagógico do programa, Ewerton Nascimento, ministrou a palestra “Água Viva, Mundo Vivo”, na qual relatou sobre as ações desenvolvidas com estudantes da rede municipal de ensino, sobre a respectiva temática.

“Trabalhar esses assuntos com nossos estudantes é fundamental, porque estamos na maior bacia hidrográfica do mundo, a nossa cidade é cortada por vários igarapés. Queremos trabalhar a conscientização de preservar os nossos mananciais, as nascentes e os igarapés. Então, é importante para nós trabalharmos essa conscientização com as crianças desde já, em relação a evitar jogar lixo nos igarapés, rios e outros ambientes”, compartilhou o palestrante da Semed.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed