Mutirão de cidadania da prefeitura realiza mais de 26 mil atendimentos na zona Leste neste sábado

Por Prefeitura de Manaus

05/08/2023 18h53

Icone audio

Dando continuidade aos trabalhos da gestão municipal na ampliação do atendimento socioassistencial na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado, 5/8, a 5ª edição do mutirão “Manaus Mais Cidadã” deste ano, superando 26 mil atendimentos.

A ação, que contou com a oferta de mais de cem serviços públicos gratuitos à população, ocorreu na escola municipal Aristóteles Comte de Alencar, localizada no bairro Armando Mendes, zona Leste da cidade. A iniciativa reuniu todas as secretarias da prefeitura, parceiros do Estado e da sociedade civil. 

“É importante realizarmos essa iniciativa, já que muitas pessoas não conseguem ter acesso a esses serviços durante a semana, por diversos motivos. O mutirão tem as portas abertas para que qualquer pessoa possa usufruir desses serviços.  Isso é a prefeitura se aproximando das comunidades”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

Durante o mutirão, foram oferecidos aos moradores da área e de bairros adjacentes uma grande variedade de serviços, entre eles: a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), orientações relacionadas ao Cadastro Único, emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento, atendimentos diversos na área da saúde, serviços de embelezamento e massoterapia, vacinação de animais domésticos e agendamento de castração, inscrição de famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica e Água, entre outros.

Essa edição do “Manaus Mais Cidadã” também contou presença de novos parceiros, como o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), e de serviços, como os de saúde e bem-estar voltados às pessoas da terceira idade, ofertados a partir do Ônibus do Idoso, equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O diretor do Departamento de Direitos Humanos e principal responsável por coordenar o evento, Lúcio Moisés Gusmão, destacou o diferencial desta edição e reforçou a importância do trabalho conjunto entre todos os membros atuantes no desenvolvimento de políticas públicas para a população da capital amazonense.

“Nesse mutirão, diferente dos anteriores, estamos dando ênfase ao Agosto Lilás, que trabalha a prevenção da violência contra a mulher. É importante estarmos com esses serviços em áreas que concentram um grande número de pessoas em estado de vulnerabilidade social, pois assim conseguimos atender as demandas dessa população, e isso só é possível através da união de forças da prefeitura com órgãos do Estado, Organizações Não Governamentais (ONGs), entre outros parceiros”, afirmou.

A iniciativa, que também contou com as apresentações do grupo Garis da Alegria e da banda marcial da escola municipal Aristóteles Comte de Alencar, reuniu mais de 7 mil pessoas, totalizando 26.636 atendimentos realizados.

População satisfeita

Acompanhada da família, a fisioterapeuta Anaila da Silva Feitosa, de 24 anos, usufruiu de diversos serviços e ficou satisfeita com a iniciativa do poder público municipal.

“Consegui vacinar o meu cachorro, meu pai resolveu uma pendência com o Detran, a minha irmã conseguiu uma consulta odontológica e também aproveitamos para pegar algumas mudas de plantas. É uma iniciativa muito bonita, porque muitas pessoas não conseguem ter acesso a esses serviços no dia a dia. É muito importante podermos contar com esse acolhimento”, comentou Anaila.

Assim como ela, a dona de casa Maria Luiza Mendes da Silva, 61, moradora do bairro Coroado, zona Leste da capital, também elogiou a ação. “Aproveitei para tirar a credencial de estacionamento. Foi muito rápido e o atendimento foi muito bom. Acho muito positivo essa iniciativa de trazer serviços aos bairros, porque facilita muito o deslocamento”, frisou.

Serviços diversos

Entre alguns dos serviços ofertados, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) levou para a ação “Manaus mais Cidadã” equipes para esclarecer dúvidas relacionadas à emissão da gratuidade para estudantes, emissão da carteira de estacionamento e realização de atividades lúdicas sobre Educação para o Trânsito para crianças e adolescentes.

“Essa vivência é muito importante, pois, desde cedo, eles já têm contato com o trânsito. As pessoas aprendem brincando com as regras de trânsito. Enfatizamos a importância de fazer o sinal e esperar os veículos pararem antes de iniciar a travessia. Trata-se de uma ação bem simples, mas que consegue evitar acidentes”, destacou a chefe do setor de Educação do IMMU, Hanara Souza.

O titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Ebenezer Bezerra, acompanhou, com entusiasmo, os atendimentos no local. “Essa iniciativa é motivo de muita alegria para todos nós, da gestão David Almeida. Ficamos felizes porque esse local, próximo à comunidade da Sharp, foi muito atingido pelas fortes chuvas neste ano e a população daqui sofreu muito. Então, a prefeitura veio até eles, no primeiro momento, para prestar o auxílio emergencial e, agora, retornamos para oferecer a essas pessoas todos os nossos serviços”, relatou.

Parceiros

A iniciativa “Manaus Mais Cidadã” é coordenada pela Semasc, em parceria com as secretarias municipais da Saúde (Semsa); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); de Educação (Semed); do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); de Limpeza Urbana (Semulsp); de Administração (Semad); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); e do Fundo Manaus Solidária (FMS), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Fundação Doutor Thomas (FDT), Conselho Tutelar, Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Fundação Manaus Esporte (FME), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen/AM), Amazonas Energia, Águas de Manaus, agências humanitárias da ONU (Acnur, Unicef, UNFPA e OIM) e Organizações da Sociedade Civil.

—-

Texto – Jackeline Lima / Semasc

Fotos – Clóvis Miranda/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAPXYh