Prefeitura de Manaus realiza ‘Socialização de Práticas de Alfabetização’ para gestores e pedagogos da zona rural
18/09/2025 15h58


Com o tema “Caminhos para encantar e ensinar: Boas práticas de alfabetização na educação do campo”, gestores e pedagogos de 79 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, da Prefeitura de Manaus, participaram nesta quinta-feira, 18/9 da “Socialização de Práticas de Alfabetização”, destinado a alfabetização dos estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, em tempo integral. O evento foi realizado no auditório da DDZ, localizado na avenida Torquato Tapajós, bairro da Paz, zona Centro-Oeste.
A programação faz parte da ação Alfabetização na Idade Certa, parte integrante do projeto “Alfabetiza+” da Semed, que tem o objetivo de alfabetizar 100% os estudantes, trazendo ações específicas, além de materiais e orientações técnico-pedagógicas de seus diversos setores, aos professores, garantindo suporte mais direcionado às necessidades identificadas. Além disso, está alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC).
Os educadores participaram de palestras temáticas, painel de experiências inspiradoras de diretores e pedagogos, entrega de certificados e um momento de homenagem aos educadores, matriz e resultados do Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), momento cultural, entre outros.
Com um total de 6.142 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas unidades de ensino da divisão, a chefe da DDZ Rural, Rosa Denise, destacou a importância do encontro para os educadores das escolas.
“A alfabetização na idade certa está alinhada ao projeto ‘Alfabetiza+’. Nosso objetivo é reduzir o analfabetismo e garantir que 100% dos alunos estejam alfabetizados até o 2º ano. Isso impacta diretamente os resultados no Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Para isso, aplicamos tanto avaliações externas, como as provas de larga escala, quanto internas, como a Avaliação de Desempenho do Estudante. Com essas ações, esperamos avançar significativamente na alfabetização, inclusive nas escolas do campo”, destacou Rosa.
Aprendizado
A escola municipal Tereza Cordovil, localizada na comunidade Cristo Rei, no Tarumã-Açu, conta com um total de 101 alunos do 1º e 3º ano. Para a diretora da unidade, Fernanda Freitas, a socialização só vem a somar com o trabalho realizado nas aulas de reforço para alcançar seus objetivos.
“A socialização contribui com os professores para que eles sejam orientados de forma correta a realizar um trabalho mais específico em sala de aula, junto com os alunos que têm dificuldade e que não estão conseguindo avançar na alfabetização. Vou levar novas experiências para a minha realidade na escola”, concluiu.
Com atividades de reforço escolar e visitas em domicílio com reforço, o pedagogo Alexandre de Oliveira Gomes, da escola municipal São José do Paraná da Eva, no rio Amazonas, na comunidade do Paraná da Eva, afirmou que o encontro é mais um aprendizado para trabalhar com os 41 alunos do 1º ao 3º ano da escola.
“Vi aqui o trabalho de outros professores, as orientações dos palestrantes, e vou usar todas essas ações pedagógicas, e agregar nas minhas ações, que a gente já desenvolve na escola. Nós trabalhamos o reforço na escola, como também trabalhamos o reforço na casa dos alunos com as famílias. Isso tem surtido efeito, onde o nosso último balanço revelou que os alunos avançaram”, comentou ele.
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Texto – Paulo Rogério Veiga/ Semed
Fotos – Divulgação/ Semed