Prefeitura de Manaus realiza o 1º Encontro Formativo 2025, para utilização do Efex Maria Helena Amazonas Menezes
27/02/2025 18h02


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, na tarde desta quinta-feira, 27/2, ao curso formativo para utilização do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex) Maria Helena Amazonas Menezes, localizado na Gerência de Tecnologia (GTE) da rede municipal de ensino, situado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
O curso é destinado aos professores formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Assessores de Tecnologias Aplicadas a Educação (ATAEs) e Coordenadores de CTEs, com o objetivo de aprimorar práticas educacionais inovadoras e integradas à cultura maker e metodologias ativas.
“Hoje estamos começando essa formação oficialmente. E todas as pessoas que estão aqui já estão inscritas no curso em EAD que vai ser demonstrado hoje e a partir daí elas farão o curso para utilização do espaço. A ideia depois, é multiplicar o aprendizado desse público para outros educadores. Então podemos dizer que isso é o primeiro passo para que a cultura Maker, a aprendizagem mão na massa possa estar chegando no chão da escola com os nossos professores e alunos”, explicou o gerente da GTE, Austônio Queiroz.
O espaço Efex é um ambiente de aprendizagem, concebido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e através da parceria Semed com a Fundação Tellescom, o lugar servirá para dar apoio às demandas de formação continuada da DDPM e das ações pedagógicas da rede municipal de ensino. O espaço dispõe de tecnologias de ponta, como cortadora a laser, cortadora de vinil, kits de eletrônica e protoboard, kits de invenção, kits de robótica, notebooks, tablets e câmera fotográfica.
Palestra
A aula inaugural contou com uma palestrante de renome nacional, Professora Dra. Lilian Bacich, diretora – Tríade Educacional STEAM Education researcher. Durante a palestra a convidada falou sobre o tema, Educação mão na massa:
potencializando aprendizagens com a cultura maker e metodologias ativas.
“Quando você traz essa possibilidade de integração com que o professor já faz em sala de aula, isso traz um significado para a proposta que estamos trazendo hoje. E outra, essa temática não é algo que os professores aprenderam na sua formação comum. Por isso, a Semed está de parabéns em proporcionar uma atividade para falarmos destas temáticas”, disse a palestrante.
O curso será direcionado para cerca de 280 pessoas. Ele terá uma carga horária de 40 horas, e acontecerá até junho, por meio de aulas em EAD e espaços virtuais. E durante a capacitação, os educadores terão ainda, acesso à formação na área de Inteligência Artificial (IA) e Computação voltada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Uma das participantes do curso é a coordenadora do CTE, Miracele Alencar, que destacou o interesse pelo curso. “Quero fazer esse curso para aprimorar meu conhecimento, para eu poder contribuir numa aprendizagem mais inovadora, mais próxima da realidade dessa geração 4.0, que é a que trabalhamos”, ressaltou a coordenadora.
— — —
Texto – Divulgação/Semed
Fotos – Ulisson Santos/Semed