Cmei Francisco Pereira da Silva da prefeitura realiza exposição de artes das produções do ‘Programa Aprende +’
14/08/2025 13h34


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 14/8, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisco Pereira da Silva, localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul da cidade, a “3ª Etapa do Programa Aprende +”, com exposição de artes das produções feitas pelos alunos da Educação Infantil. O evento visa evidenciar o desenvolvimento das crianças por meio de atividades lúdicas e criativas, apresentadas à comunidade escolar.
A exposição foi baseada no livro “Bom dia, todas as cores”, de Ruth Rocha, que conta a história de um camaleão que muda de cor ao encontrar diferentes pessoas, trazendo uma reflexão divertida e poética sobre identidade, diversidade e convivência. Entre as obras expostas, as pinturas dos camaleões chamaram atenção com os coloridos e peças confeccionadas com papel, garrafas PET e papel emborrachado, resultado do trabalho manual e da imaginação dos pequenos artistas.
A gestora da unidade, Jucy Melo, destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma das etapas do ‘Programa Aprende +’. As crianças começam a evidenciar as atividades realizadas e desenvolvidas durante o programa e todo o processo. E hoje recebemos as famílias para prestigiar as produções realizadas para o primeiro e segundo período”, comentou.
A apresentação contou com a participação de 360 crianças, que aprenderam de forma lúdica os conteúdos trabalhados durante o programa, as produções foram expostas no período da manhã e da tarde, permitindo que os pais e familiares acompanhassem de perto o resultado dos projetos desenvolvido pelas crianças.
Caroline Gama, mãe da artista Emanuelle Gama, de 6 anos, do 2º período, falou sobre a experiência. “É muito emocionante ver de perto tudo o que eles aprendem na escola. A gente percebe o quanto as atividades ajudam no desenvolvimento, e ver a alegria da minha filha mostrando o trabalho dela não tem preço”, afirmou.
A professora do 1º período, Beatriz da Silva, ressaltou o valor pedagógico da mostra. “Trabalhar com o tema do livro foi muito enriquecedor. As crianças se envolveram com a história, aprenderam sobre respeito e diversidade, e conseguiram expressar tudo isso por meio das artes que hoje estão sendo expostas”, concluiu.

— — —
Texto – Jordana Rodrigues/Semed
Fotos – Thalia Rodrigues/Semed