Mais de 50 estudantes se formam em inglês, espanhol e Libras no Programa Ampliando Horizontes da prefeitura
18/12/2025 12h06
#paratodosverem – Estudantes do Programa Ampliando Horizontes (PAH) da Prefeitura de Manaus recebendo a certificação de formação de curso
O Programa Ampliando Horizonte (PAH), da Prefeitura de Manaus, formou 58 estudantes nos cursos de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Brasileira de Sinais (Libras), referente ao 2º semestre deste ano. O PAH é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). A formatura aconteceu no auditório da Semed, na avenida Maceió, zona Centro-Sul da capital.
Nesta edição, o evento marcou a formatura das primeiras turmas do PAH Juniors e do PAH para Chiquitos e Libritos, iniciativas voltadas a filhos de servidores, com idades entre 11 e 15 anos, ampliando o acesso ao ensino de idiomas desde cedo. Ao todo, foram certificados 20 alunos em Libras, 16 em espanhol e 22 em inglês.
Consolidado como uma política pública de formação continuada, o Programa Ampliando Horizontes oferece cursos gratuitos de idiomas, com metodologia comunicativa, voltada ao desenvolvimento das competências de ouvir, falar, ler e escrever, além de promover inclusão e valorização do capital humano da rede municipal de ensino.
A coordenadora do PAH, Suellen Gomes, destacou a importância da formatura como resultado dessa política pública.
“Hoje estamos muito felizes em poder formar mais 58 alunos nos cursos de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Libras. Essa formatura concretiza uma política pública de educação voltada à inclusão e à transformação social, reafirmando o compromisso com a democratização do ensino e com a valorização do capital humano, ao investir no desenvolvimento intelectual e na ampliação de oportunidades futuras para essas famílias”, afirmou.
Entre os formandos, Sabrina dos Reis concluiu o curso de Libras e ressaltou que a formação vai fazer muita diferença em várias áreas da sua vida. “Aprender Libras ampliou minha visão sobre inclusão e comunicação. Foi uma experiência transformadora, que vai contribuir tanto para minha vida pessoal quanto profissional”, concluiu.

— — —
Texto – Jordana Rodrigues/Semed
Fotos – Divulgação/Semed


