Vida dedicada ao meio ambiente

22/05/2023 11h22

Ao longo de uma vida dedicada à limpeza da cidade de Manaus, a servidora da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Maria Rosinete Gemaque, 59 anos, viu de perto os danos causados pela destinação incorreta do lixo. Querendo mudar essa realidade e estimular as novas gerações, ela começou a trabalhar com materiais recicláveis, transformando o lixo em objetos. A iniciativa deu tanto certo que desde a década de 1990, ela fez do hobby uma fonte de renda extra.

“Eu varria, capinava e percebia que eu poderia fazer mais. Então, comecei a usar minha imaginação e passei a fazer artesanato. Aos poucos, foi crescendo em mim essa habilidade”, explicou a servidora, que também faz parte do projeto de educação ambiental ‘Garis da Alegria’, que utiliza músicas e danças para levar a conscientização ambiental à população manauara.

Em 2023, Rosinete completa 30 anos como servidora da Semulsp. No mês em que se comemora o Dia do Gari (16 de maio), ela destacou que a sua trajetória de vida se misturou com a história da secretaria. “Creio que nasci com esse dom para o artesanato, porém, foi só trabalhando na limpeza pública que veio a vontade de criar”.

Tia Gema na escola’

Convivendo diariamente com a população, Rosinete afirma que é necessário realizar um trabalho de conscientização nas escolas, por isso, ela anunciou que irá lançar, nos próximos meses, um projeto chamado ‘Tia Gema na escola’, onde irá ensinar suas técnicas às crianças da rede municipal de ensino.

“A população tem que ter consciência, porque vamos deixar um legado para as próximas gerações para que eles possam ter qualidade de vida. O meu objetivo é passar essa mensagem de cuidar do planeta para as crianças que estão em fase de crescimento, porque tudo que você ensinar, ela vai aprender e levar para o resto da sua vida, e também para os seus pais e as pessoas que convivem com ela”, concluiu.