Servidores “paizões” são exemplos nas secretarias

24/01/2023 12h05

Para que a administração pública obtenha sucesso, é necessário que todas as peças da grande engrenagem que constitui a Prefeitura de Manaus estejam ajustadas e trabalhando de forma sincronizada. Por isso, em diversas secretarias surgem pessoas que, além de desempenharem suas funções no dia a dia, tem a missão de apresentarem para os novos servidores as diretrizes de trabalho e acolhê-los no novo ambiente. Esses colaboradores são verdadeiros ‘paizões’ nas repartições.

Dentro da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), quem desempenha esse papel é o gerente da Atenção Primária, o enfermeiro Dario Aguiar, 49 anos, servidor da prefeitura desde 2014, que ressalta a relevância de passar para os novos colegas a importância de buscar a excelência no serviço oferecido à população.

“É uma construção que deve ser feita de forma coletiva sempre pensando no bem comum. Nós, como servidores, sempre queremos que a secretaria preste um bom trabalho para a população, e as pessoas que estão participando desse processo de renovação, acabam sendo acolhidas e orientadas, da melhor forma possível, para que saibam das diretrizes e o trabalho continue com a mesma excelência”, afirmou o enfermeiro.

Ele destaca que essa interação foi fundamental para que Manaus obtivesse o 1º lugar no ranking do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. “Nossa missão é receber bem esses novos servidores para que eles entendam como funciona essa grande engrenagem e o quanto é necessário e fundamental o nosso trabalho. Costumo dizer que uma UBS (Unidade Básica de Saúde) é só ferro, cimento e viga. Se não forem as pessoas trabalhando nessa estrutura, os servidores, que são os maiores valores da Semsa, nada aconteceria. Não é à toa que estamos em primeiro lugar no ranking do Previne Brasil”.

Servidor da Prefeitura de Manaus há mais de 20 anos, o guarda municipal Pithagoras Marques é outro colaborador que se destaca pela maneira que recebe os novos colegas de trabalho.

“Sempre destaco que a união faz a força. Não adianta eu trabalhar sozinho, sem a minha equipe e os meus colegas, em prol da sociedade, da população do Manaus. É importante trabalharmos em conjunto para ter a troca de experiência, porque hoje podemos atuar em um órgão, mas amanhã podemos ser transferidos para área. Assim, essa união facilita que todos possam desempenhar um bom serviço”, finalizou.

NOTAS

Orçamento Público em pauta

A 12ª Semana de Estudos sobre o Orçamento Público, que este ano terá como tema principal a “Contribuição da Zona Franca para a Cidade de Manaus e Novas Possibilidades de Desenvolvimento”, será realizada no período de 16 a 18/8. Servidores públicos interessados em participar podem se inscrever, em cada uma das palestras, por meio do link https://capacitacaoespi.manaus.am.gov.br.

Educação Patrimonial

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), promove, para seus servidores e estagiários, o curso “Centro Histórico de Manaus”, como forma de incentivar a educação patrimonial dos servidores, para que tenham a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações.