Servidores municipais celebram conquistas

Por Prefeitura de Manaus

24/01/2023 12h42

Aumento salarial, progressão de carreira, reajuste no vale alimentação e concursos públicos. Os motivos para comemorar são muitos, por isso, em 2022, a Prefeitura de Manaus decidiu celebrar de uma forma diferente o Dia do Servidor Público. Comemorado no dia 28 de outubro, a data começou a ser festejada no início do mês e terá como ponto alto uma grande festa no dia 1º de novembro, no Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, bairro Flores, zona Centro-Sul da capital amazonense. A expectativa é que a comemoração, que contará com atrações culturais e musicais, e sorteio de brindes, reúna mais de 30 mil funcionários da administração do município.

A abertura oficial das comemorações aconteceu no dia 5, com a realização da bênção ecumênica e a homenagem aos 26 “Servidores Destaque”, eleitos pelas equipes de cada órgão da prefeitura.

Já no dia 10, o engenheiro do trabalho Cleves Bruce, presidente da Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI) da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), realizou uma palestra sobre saúde e segurança do trabalho, para 400 servidores indicados pelas secretarias.

Ações de solidariedade também fazem parte da programação. De 3 a 20/10 foi realizada uma gincana solidária para a arrecadação de fraldas descartáveis nos tamanhos M e G, que serão entregues ao Fundo Manaus Solidária (FMS) para posterior doação a instituições de caridade, e de fraldas geriátricas de tamanho G que serão destinadas à Fundação de Amparo ao Idoso Dr. Thomas (FDT). O órgão que mais arrecadar receberá um certificado no dia da festa do servidor.

Além da gincana, também está planejada uma campanha de doação de sangue, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), nos dias 4 e 25, nas sedes da Semad, localizada na avenida Compensa, Vila da Prata; e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que fica na avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro, onde também os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) poderão fazer a doação de sangue.

Valorização dos servidores

A atual gestão municipal vem investindo na qualificação do quadro de servidores e valorizando os seus esforços para que se construa uma cidade melhor. Prova disso foi a realização do concurso público para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com mais de 2 mil vagas. Além disso, o município já anunciou a realização de concursos para reforçar a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Outra iniciativa que marcou a gestão foram os reajustes salariais concedidos aos servidores da Semsa e da Semed, de 11,73% e 10,05% respectivamente. Ainda na área da educação, em menos de dois anos foram concedidas mais de 1,5 mil evoluções funcionais e nomeados mais de 2 mil novos servidores, zerando o Cadastro de Reserva do concurso público de 2017. Além disso, no final de 2021 todos os trabalhadores da educação receberam o abono do Fundeb com valores históricos, nunca antes pagos pela Prefeitura de Manaus.

Em março deste ano, a gestão municipal estabeleceu o reajuste de 100% no Auxílio Alimentação, que estava sem atualização desde 2009. O “vale” saiu de R$ 242 para R$ 484 para 10.392 servidores dos regimes celetista, RDAs, comissionados e os efetivos que se enquadram na regra específica do decreto vigente.