Servidores dos Cras vivem nova realidade

24/01/2023 14h45

Inaugurado na Gestão do prefeito David Almeida, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) São Raimundo faz parte de um sistema de atendimento para famílias em situação de vulnerabilidade social. Quem está à frente desta unidade é a servidora Tatiana da Silva Ribeiro, de 33 anos, que comemora a nova estrutura e os benefícios para os servidores e cidadãos que acessam os serviços oferecidos pelos Cras.

“Antes de vir para cá, os atendimentos do Cras eram feitos em um prédio no bairro da Glória. Lá, tínhamos dificuldades de atendimento por conta do espaço que era pequeno, existiam muitas goteiras e muitas outras dificuldades que prejudicavam o atendimento, o que é diferente daqui que temos uma estrutura completamente nova, equipamentos novos e muito mais espaço”, destacou Tatiana.

O local é gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e conta com salas de Cadastro Único, multiuso, dos técnicos, e de atendimento individual, além de coordenação, recepção, copa e banheiros. Aproximadamente sete mil famílias são atendidas no novo centro.

“Aqui no CRAS fazemos diversos atendimentos como tarifa social ou de transparência de renda, emissão de segunda via do RG e do cadastro único. Além disso, também realizamos atividades para a comunidade, em dezembro fizemos uma festa de Natal com as crianças e os idosos, como uma forma de busca ativa para trazê-los para o Cras”, explicou Tatiana.

O Cras São Raimundo fica localizado na rua São Francisco, no parque residencial Prosamim, bairro São Raimundo, zona Oeste da cidade, e atende os bairros Centro, São Raimundo, Glória, Aparecida e Presidente Vargas, a Matinha.

Além da entrega do Cras São Raimundo, a Prefeitura de Manaus está revitalizando outras 17 unidades do Cras e uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para levar as melhorias implementadas no Cras São Raimundo a cada vez mais unidades de atendimento ao público.