Servidor leva aprendizado a agricultores rurais

24/01/2023 14h39

Para fomentar uma produção de melhor qualidade, a Prefeitura de Manaus disponibiliza a agricultores rurais, cursos para trabalhar as técnicas adequadas para diferentes cultivos. O gerente de produção da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Felipe Marreiro, 34, trabalha há um ano e oito meses com os produtores rurais e explica que os cursos são realizados após um grande planejamento.

“Nosso trabalho é voltado para os agricultores na zona rural de Manaus. Em nossa metodologia, primeiramente, é realizada uma visita de campo para ver as necessidades dos agricultores, realizamos todos os mapeamentos da produção que eles têm e, em cima disso, a nossa equipe de técnicos começa a traçar o planejamento de cursos”, disse.

Os cursos são realizados em parceria com a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e abrangem as áreas de piscicultura, avicultura e horticultura. Um dos principais objetivos é qualificar os agricultores a realizarem a produção de forma eficiente.

“Nossa principal meta é fazer com que os agricultores não tenham perda em produção, deste modo esse produtor vai ter todas as ferramentas para conseguir abastecer os mercados e feiras de Manaus”, explicou Marreiro.

O produtor rural interessado em realizar os cursos deve procurar a associação na qual pertence para que seja feita, através de ofício, solicitação às equipes da Semacc para a realização da visita, mapeamento e aplicação dos cursos de qualificação.

“Durante as visitas são escalados veterinários, técnicos agrícolas, agrônomos, e nós da parte administrativa que com o mapeamento feito conseguimos direcionar e aplicar a qualificação diretamente para a necessidade do produtor rural”, concluiu Marreiro.