Saúde masculina em foco

Por Prefeitura de Manaus

24/01/2023 14h09

No mês de novembro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza ações da campanha “Novembro Azul” com objetivo de estimular o homem a buscar serviços de saúde e prevenção com mais frequência, como explica Luiz Otavio de Souza Carvalho, 58, clínico-geral e servidor municipal há mais de 20 anos.

“O Novembro Azul é um mês que tenta chamar atenção do problema do câncer de próstata do homem, que é entre as causas de câncer a segunda que mais leva à morte no sexo masculino, é uma doença de alta prevalência e alta mortalidade”, destaca o médico.

Além do câncer de próstata, o médico enfatiza que o homem deve se preocupar com outras doenças prevalentes no sexo masculino como hipertensão, diabetes associada à obesidade e as consequências dessas doenças, assim como as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), sendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município a porta de entrada para atendimento da atenção primária.

“Atualmente, a Semsa oferece consultas gratuitas com médicos generalistas, exames laboratoriais, palestras; sejam elas educacionais ou motivacionais, medicamentos, vacinas, curativos, testes rápidos para IST’s e Aids, para detecção de diabetes e Covid-19”, explicou Carvalho.

A campanha de conscientização permanece durante todo o mês de novembro durante este mês, a Semsa intensifica a oferta de todos os serviços com foco na saúde do homem, assim como está fortalecendo a educação em saúde desse público, além de promover mutirões em todas as zonas da cidade.