Revitalizações a serviço do social

25/09/2023 11h11

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) desempenham papel fundamental para a sociedade. A atual gestão municipal firmou o compromisso de revitalizar 18 unidades na cidade. Em 1.000 dias de gestão, nove já foram entregues para a população. Uma das unidades é o Cras Japiim, zona Sul, onde trabalha a servidora Valéria Soares Rodrigues, que destaca as melhorias para os servidores e população após a reforma.

“Antes da reforma era muito difícil trabalhar aqui, mas a revitalização aumentou a nossa capacidade de atendimento, além de proporcionar o bem-estar das pessoas. Com a revitalização a gente conseguiu trazer de volta o Serviço de Convivência e o Programa de Atendimento Integral à Família, que foi um salto bastante significativo”, afirmou Rodrigues, que é servidora da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) há 11 anos.

O Cras Japiim passou por uma reforma de seus ambientes internos e externos, com a otimização dos espaços das salas existentes, além de terem sido trocados os revestimentos cerâmicos, instalação elétrica e de água e a troca de mobiliários, passando a proporcionar o atendimento qualificado às mais de 21 mil famílias dos bairros no entorno.

“A reforma é muito importante porque ela vai trazer essa infraestrutura que a gente precisa para otimizar o nosso trabalho, o quanto isso traz qualidade de vida para o servidor e como ajuda a desenvolver um melhor serviço para a população. Essas reformas vêm fortalecer a nossa política, o nosso entendimento, o nosso serviço público”, concluiu Rodrigues.