Responsabilidade e carinho no cuidado de idosos

24/01/2023 13h46

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas, oferece o Programa Longa Permanência (ILPI) que presta assistência em caráter asilar à pessoa idosa em risco social, sem vínculo familiar ou com vínculo. Hoje, a instituição atende 136 idosos, divididos em três graus de dependência, e quem faz esse acompanhamento diário são os cuidadores de idosos, como a Diana da Costa Cardoso, 27, que há um ano e cinco meses realiza este serviço que exige muita responsabilidade, carinho e traz muita satisfação a quem executa.

”Todos os dias temos atividades com eles, fazemos o acompanhamento durante o almoço deles, à tarde há atividades para reforçar a memória com a psicologia, além disso existe o acompanhamento de fisioterapia no caso para trabalhar com a coordenação motora deles, para que não a percam ou enrijecem”, destacou Diana.

A Fundação realiza, sazonalmente, atividades para estimular a participação dos idosos com a própria instituição, como o “Natal do Amor”, missas e ações de final de ano. “A gente procura dar o conforto para eles, através das programações e do próprio dia. Eles são carinhosos, a gente brinca muito, a gente ri, é uma experiência que eu nunca pensei em ter assim, porque eu cuidava em casa particular e aqui já é diferente”, afirmou Diana.

O espaço da Fundação Dr. Thomas conta com acomodações para atender três níveis de necessidade dos idosos, além de ter em sua equipe médicos de diferentes áreas, como fisioterapeutas, psicólogos, cardiologistas; conta também com enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos cuidadores de idosos.

“Temos muito carinho por eles, recentemente eles tiveram o jantar especial de fim de ano e sempre ficam felizes quando acontece, gosto muito de festa, mesmo que alguns não dancem e se envolvam da mesma forma. A gente sempre está acompanhando eles, sempre estamos do lado”, concluiu.

Foto – Nathalie Brasil