Reforço na educação

Por Prefeitura de Manaus

21/06/2023 11h40

Servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) há 27 anos, a professora Thelma Moreira conhece muito bem a importância de utilizar a criatividade dentro da sala de aula para estimular o aprendizado das crianças. Desde 2018 atuando na escola municipal Ester, localizada no quilômetro 8 da BR-174, zona rural de Manaus, a profissional da educação ganhou, no início do mês de maio, um grande reforço na hora de estimular os alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Em parceria com a CEC Brasil, a escola recebeu o projeto ’Casinha de Livro’, que cria espaços físicos e simbólicos de emancipação social, por meio da formação do leitor, da educação e socialização, utilizando a leitura como atrativo e ponto de encontro.

De acordo com Thelma, a casinha surgiu como um suporte essencial para o processo de alfabetização e letramento das crianças, uma vez que a sua chegada foi muito comemorada por todos os alunos.

“Assim que o nosso gestor informou, nós ficamos muito desejosos, pois sabíamos que algo bom estava chegando para nós. A partir daí, falei para os alunos sobre a importância da Casinha e todos os benefícios que traria para o nosso dia a dia. Foi uma realização maravilhosa. A receptividade dos alunos foi de excelência”, informou a professora.

O espaço lúdico conta com um acervo de 600 livros, sendo um ambiente de conhecimento, diversão e inspiração para os estudantes.

A professora ressaltou que através desta atividade, as educadoras se aproximam do principal objetivo da classe, que é formar cidadãos melhores para a sociedade.

“Nós podermos formar nestes alunos o principal papel da escola: a alfabetização, o letramento, incentivar o desenvolvimento disciplinar e interdisciplinar. Mas o mais interessante de tudo é a gente poder ajudar as famílias a desenvolver um cidadão que vai fazer o bem para si e para a sociedade. Nós, como escola, temos que dar o máximo para que essa criança possa alcançar o seu máximo como cidadão”, finalizou.