Projeto de servidores impulsiona o pré-natal em UBS

24/01/2023 12h13

Um antigo sonho da equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) S-33, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, tem ganhado destaque por ajudar a aumentar o número de consultas de pré-natal na unidade. O projeto “Renascer” foi criado para premiar as gestantes que fazem o acompanhamento regular com ensaios fotográficos gestacionais. A enfermeira Katiana Fernnades, 39, que há seis anos trabalha na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), explica de que forma surgiu a iniciativa.

“Com a pandemia, verifiquei que muitas gestantes abonaram o pré-natal e, quando cheguei na UBS S33, foi então que o projeto saiu do papel. Toda a equipe abraçou a ideia e não mediu esforços para fazer o projeto acontecer, principalmente as agentes comunitárias de saúde, Rosângela Edinar, Rosiane e Graciete, e as técnicas de enfermagem Geane, Lucinete e Monica, que realizaram uma mega mobilização para contactar as gestantes da nossa área”, comentou.

A realização do pré-natal é um dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde, por meio do programa Previne Brasil, que verifica a qualidade da saúde básica nas cidades e usa os dados como parâmetros para o financiamento de ações de saúde. Para participar do projeto, as gestantes devem estar com as consultas em dia, com cartão de vacina da gestante atualizado e ter realizado os exames de rotina do pré-natal.

“Como o projeto teve seu início recentemente, foram feitas fotos de 18 gestantes e temos agendado cinco outras para as próximas semanas. É uma satisfação imensa a realização desse projeto, principalmente por saber que a unidade e a equipe da S33 estão fazendo a diferença na vida dessas mulheres, realizando sonhos e fortalecendo a relação mãe e filho”, concluiu.