Preservação da memória literária

Por Prefeitura de Manaus

20/04/2023 15h02

A bibliotecária Silene Batista de Lima, 48 anos, é responsável há oito anos por um acervo de mais de 32 mil livros do espaço literário da Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, no Centro. Para ela, a marca principal do espaço é a possibilidade de conhecer e difundir a cultura literária para os variados tipos de público que frequentam o local.

“Uma das coisas que mais marca para mim é a possibilidade de conhecer várias pessoas, são vários tipos de público. A gente conhece do juiz à dona de casa que vêm buscar o serviço aqui da biblioteca. E essa interação com as pessoas é uma das coisas que, no meu caso, mais me chama atenção, poder ter esse contato com diversos pensamentos, com diversas culturas”, explicou a bibliotecária.

Silene entrou na prefeitura em 2005, por meio de concurso público. Ela passou mais de dez anos na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e, em 2017, assumiu o cargo de responsável pela biblioteca municipal. “Aqui começamos o dia cedo, fazemos todo o preparo de equipamentos, a manutenção do espaço e, assim que está tudo pronto, abrimos para a população e desenvolvemos as nossas atividades diariamente”, comentou.

Entregue revitalizada na atual gestão municipal, a biblioteca pública conta com um acervo de mais de 32 mil livros, incluindo grandes autores da literatura regional. O espaço possui áreas de leitura e estudo, acesso à Wi-fi e espaços para palestras.

“Nós contamos com um incrível acervo amazônico com obras de escritores locais e também um acervo geral, onde estão todas as áreas do conhecimento. Quando a população vem aqui para utilizar nossos serviços, fazemos todo um trabalho de catalogação e, além desse serviço de pesquisa, a gente realiza as atividades culturais, como a semana do livro infantil, projeto de leituras e palestras”, destacou Silene.

Serviço A Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja é gerenciada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e está localizada na rua Monsenhor Coutinho, 529, no Centro. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. O espaço é aberto ao público geral mediante cadastramento.