Inteligência e inovação para auxiliar servidores

24/01/2023 12h08

Com objetivo de criar, desenvolver e manter sistemas de gestão de toda a Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio do Desenvolvimento de Sistemas de Tecnologia da Informação (DSTI), viabiliza soluções tecnológicas de novos programas para a administração municipal. Quem está na linha de frente deste processo é o servidor Paulo Ricardo, 59, diretor da equipe de TI da secretaria.

“Quando chego de manhã verifico as demandas que vem via SIGED, via e-mail, e distribuo as tarefas nos setores aqui dentro, que é de desenvolvimento de sistemas e outro de infraestrutura. Nós analisamos as necessidades e fazemos acompanhamento de erros nos principais programas e aplicativos que o setor fornece para prefeitura”, explicou Paulo Ricardo.

Ao todo são 29 sistemas criados e disponibilizados através da plataforma sistemaspmm.manaus.am.gov.br/ que fornecem diferentes soluções para a administração municipal, sendo um dos mais utilizados o “Voyage”, destinado ao controle de passagens áreas, diárias, e também o “Estoque”, que é utilizado para o controle de materiais.

“O sistema de Estoque e todas suas opções atende as unidades organizacionais. Os servidores utilizam o Estoque para controlar tanto o material que entra como o que é consumido. Este tipo de administração auxilia o controle de patrimônio, controle de estoque, processos de compras e ajuda também na gestão do material da área da educação, por exemplo”, comentou Paulo Ricardo.

Atualmente, a integração abrange mais de 500 escolas, 400 unidades de saúde e outras áreas da administração, tornando a Prefeitura de Manaus um centro de inovação e tecnologia com capacidade de realizar atividades conjuntas e coordenadas.

“Nós temos, por exemplo, uma Unidade Básica de Saúde da prefeitura que faz uso de um módulo de controle de estoques por se comunicar com outras unidades através desse sistema. Com essa premissa, conseguimos atingir a corporação que interliga as funções. Esse é o processo de desenvolvimento base que chega a todos os funcionários, que por consequência atende a Prefeitura e aprimora o serviço oferecido aos cidadãos manauaras”, finalizou Paulo Ricardo.