Heróis da vida real

Por Prefeitura de Manaus

20/04/2023 14h53

Durante o inverno amazônico, crescem os números de ocorrências registradas pela central de atendimento da Defesa Civil, o 199. O serviço disponibilizado pela Prefeitura de Manaus realiza o atendimento no menor tempo possível para que a população não sofra com o agravamento das situações. Quem lidera essa equipe de atendimento é o diretor de operações José Mendes. Ele explica que o trabalho é fundamental para a população, uma vez que leva o alento às famílias que estão em situação de vulnerabilidade, e muitas vezes salva vidas.

“A Defesa Civil é um órgão muito importante para a cidade de Manaus, tendo em vista que nós somos 2 milhões e 300 mil moradores na cidade. Fazemos atendimento de manhã, de tarde e de noite, distribuindo as nossas equipes pelas zonas da cidade. Estamos dando o melhor para dar resposta imediata. Estamos fora do gabinete, garantindo auxílio e resposta às famílias que tanto precisam”, explicou Mendes, que é bombeiro civil de formação e atua na Defesa Civil Municipal há dois anos.

A Defesa Civil Municipal tem a missão de trabalhar a prevenção e enfrentamento a situações emergenciais, provendo condições para evitar ou minimizar perdas humanas e materiais, assim como ajudar as vítimas de calamidades ao restabelecimento da normalidade. O trabalho é realizado de forma integrada com outras secretarias, como a da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que atua com a assistência às famílias após a Defesa Civil interditar uma residência ou orientar a família a deixar o local.

De acordo com José Mendes, a Defesa Civil Municipal conta com cinco equipes formadas por cinco técnicos. Esses servidores foram treinados para entenderem como agir em cada situação, visto que ao chegarem aos locais de atendimento, eles devem entender todo o cenário envolvido na ocorrência. “Nós trabalhamos com o setor de urgência e emergência da Defesa Civil, na nossa Central 199. Quando alguém está precisando do nosso serviço, liga para a Defesa Civil. E, apesar de termos até 72 horas para darmos resposta, graças à recomendação do prefeito David Almeida, esses atendimentos passaram a ser quase imediatos. A recomendação do nosso prefeito é ajudarmos essas pessoas que tanto sofreram e sofrem com essas fortes chuvas e o nosso trabalho é 24 horas, ajudando a cidade de Manaus e fazendo a parte preventiva”, concluiu Mendes.