Guarda valorizada e pronta para proteger a população

24/01/2023 12h00

Em um momento histórico, a Prefeitura de Manaus formou, no mês de julho, a primeira turma de 44 guardas municipais habilitados para usarem arma de fogo. A proteção da população, por meio da manutenção e qualificação da Guarda Municipal, com cursos e equipamentos atendendo de forma mais eficiente o cidadão, é uma das marcas da gestão municipal, conforme atesta o guarda municipal Adriano da Silva Gomes, 34, que trabalha há oito anos e nove meses na Guarda.

“Dou graças a Deus que a gente participou de todos os cursos de capacitação e qualificação da Guarda e o último deles concluí em terceiro lugar. Agora me sinto bem mais preparado para proteger o patrimônio público e o cidadão. A secretaria tem se organizado para cada vez mais atender melhor a população”, comentou.

Nesta gestão, foram realizados cursos teóricos e práticos sobre armas não letais, como o uso de dispositivo elétrico incapacitante, bastões de mão e spray de pimenta. Além de receberem capacitação para o uso de armas de fogo.

“Nós participamos de todos os cursos de capacitação e qualificação da Guarda e ficamos muito felizes com essa perspectiva legal de aparato tático. É de grande importância os meios que estão sendo disponibilizados para nós, por meio do armamento letal e não letal para a nossa atuação”, destacou.

Adriano faz parte do grupamento ciclístico do Complexo Turístico Ponta Negra, e atua todos os dias na via patrimonial das áreas do parque, principalmente em dias de grande fluxo de pessoas como às quartas e domingos, na “Faixa Liberada”.

“A gente observa, do último ano para hoje, que a gestão do nosso prefeito David Almeida tem vestido a bandeira da Guarda Municipal como um ente da segurança pública. Percebemos que há um olhar mais de respeito com a gente, e é o que a gente busca. Estão fortalecendo nossa imagem de guarda protetora, para que a população saiba que pode contar com mais um órgão, uma estrutura para defendê-la”, comentou.