Experiência à serviço da saúde da mulher

27/10/2023 11h53

Servidora da Prefeitura de Manaus há 21 anos, a enfermeira e técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Gerda Coelho da Costa, é uma das trabalhadoras à frente das ações do “Outubro Rosa”, campanha que reforça a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. Ela usa sua experiência na rede municipal de saúde para informar e ajudar a população.

“Durante esse período do “Outubro Rosa”, a gente informa ao máximo para a população os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Dentre eles, podemos citar ter tido menopausa após os 55 anos, ter menstruado antes dos 12 anos, nunca ter engravidado, ter usado anticoncepcional com hormônios combinados por tempo prolongado, ter realizado reposição hormonal após a menopausa com hormônios combinados por mais de cinco anos. Obesidade, sobrepeso e sedentarismo”, comentou Costa.

Durante o mês de outubro, a Semsa intensifica o trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para rastreio do câncer de mama, realizando o exame clínico das mamas, que pode ser realizado por profissional médico ou enfermeiro. “A mamografia de rastreio é aquela que é realizada na faixa etária de 50 a 69 anos, quando não há sinais sugestivos de câncer de mama na usuária do Sistema Único de Saúde”, explicou Costa.

A mamografia diagnóstica, por sua vez, é o tipo de exame realizado fora da faixa etária de rastreio em mulheres que tenham sintomas sugestivos de câncer de mama ou que tenham histórico familiar de câncer de mama, seja masculino ou feminino, ou ainda histórico de câncer de ovário em parente co-sanguíneo, principalmente se for em idade jovem.

Quem procurar

Quando os exames apresentam alterações, tanto o médico quanto o enfermeiro poderá encaminhar o paciente para um dos serviços de diagnóstico da mama da prefeitura de Manaus, localizadas na Policlínica Doutor Djalma Batista e na Policlínica Castelo Branco.

“Qualquer usuário ou usuária do Sistema Único de Saúde aqui do município de Manaus pode ter acesso ao exame clínico das mamas, a mamografia, desde que procure uma de nossas unidades portando seu cartão nacional de saúde, o seu registro geral, a sua carteira de identidade ou CPF”, detalhou a servidora.

Orgulho

Com mais de 20 anos dedicados à rede municipal de saúde, Costa relata o orgulho de poder contribuir com a melhora da saúde e qualidade de vida da população. “O movimento “Outubro Rosa” é muito importante ao mostrar para a população os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Aqui na Semsa desenvolvemos o melhor atendimento, o melhor serviço, sou muito feliz em poder participar dessa equipe, principalmente com fé em Deus”.