Educação e aprimoramento

Por Prefeitura de Manaus

17/03/2023 11h20

Levando capacitação e melhorias para o servidor municipal, com objetivo de aprimorar o atendimento para a população, a Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), realiza anualmente o “Catálogo ESPI” com os cursos programados para o ano. Quem está à frente do projeto é a servidora Jeânia Bezerra, que há 27 anos trabalha na capacitação de servidores e atualmente é diretora no departamento de capacitação.

“Sou servidora municipal desde 1992, estou com 31 anos de prefeitura, sendo deles 27 anos somente na ESPI. Tenho muito orgulho de trabalhar na ESPI porque eu sou formada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e passei por todos os setores dentro da ESPI, desde aluna até professora de cursos e, agora, diretora”, destacou Jeânia.

O catálogo é realizado através do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), um gênero de pesquisa para definir quais cursos os servidores precisam para otimizar os resultados das ações de suas pastas. “Esse levantamento chega às secretarias no final do ano anterior. A gente solicita as demandas, as secretarias nos respondem informando as necessidades de capacitação ligadas à missão da secretaria”, explicou Jeânia.

Após a solicitação, é realizado um levantamento orçamentário para verificar a viabilidade dos cursos solicitados, sendo o catálogo o principal instrumento de divulgação. “Temos este ano diferentes cursos que podem atender diferentes profissionais. Por exemplo: o curso de Primeiros Socorros Escolar, que atende como formação para os servidores da Semed e, como novidade, esse ano teremos a Formação de Gestores Públicos e Novas Lideranças Municipais, que é destinado a secretários, subsecretário, além de presidentes e vice-presidentes das autarquias do município”, complementou Jeânia.

O catálogo ESPI, neste ano, será totalmente digital e estará disponível ainda este mês no site capacitacaoespi.manaus.am.gov.br . Além de cursos destinados a secretarias específicas, a ESPI também oferece cursos abertos de aperfeiçoamento e de pós-graduação. As aulas ocorrem nos períodos matutino, vespertino e noturno na sede da ESPI, na avenida Compensa, nº 770, bairro Vila da Prata, zona Oeste.