Da escola para vida

Por Prefeitura de Manaus

17/03/2023 11h06

Professora há três anos da escola municipal Firme na Fé, no Alvorada, zona Centro-Oeste, Jéssica Ribeiro, 31 anos, vive um momento único em sua vida. Ex-aluna da unidade que trabalha, a servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) viu de perto a mudança na vida dos alunos após a revitalização total do espaço, realizada pela atual gestão municipal em 2022. Agora, participando do programa “Educa+Manaus”, da prefeitura, ela pode ajudar a elevar os índices de avaliação da educação básica da capital amazonense.

“Desde pequena, sempre tive este ideal de ser professora, de ensinar. Todas as minhas brincadeiras eram voltadas para isso. Quando passei no concurso da Semed, foi um sonho realizado e estou trabalhando em uma escola onde estudei quando era bem pequena, na educação infantil. Não foi neste prédio, mas no antigo. É uma satisfação enorme fazer parte desta equipe”, afirmou a professora.

Jéssica Ribeiro (de vestido azul ao centro) foi aluna da escola municipal Firme na Fé

O programa ‘Educa+Manaus’ é composto por cinco ações estratégicas fundamentais. São elas: Sequência Didática, 6º Tempo, Simulados Quinzenais, Formação, Acompanhamento Escolar e Familiar e Viradão Saeb. A iniciativa visa preparar 40 mil estudantes, das turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão aplicadas no último trimestre deste ano, e ocorrerá em 336 escolas da rede municipal de ensino.

Lecionando para alunos do 5º ano, Jéssica Ribeiro comemorou a implementação do projeto que visa facilitar o aprendizado dos estudantes. “Eu acredito que esse projeto vai ajudar demais as crianças, principalmente aquelas que não conseguem custear um reforço. É um incentivo enorme da prefeitura, porque ela vem viabilizando os profissionais da melhor maneira, nos capacitando sempre. É uma satisfação fazer parte do projeto, porque é uma ação que está engajando demais. As crianças gostam muito de estar na escola. Então, não é nada forçado ou cansativo”, afirmou.

A professora ainda destacou outro ponto importante que começará a ser trabalhado pela administração municipal: a relação entre escola e família. “A parceria ‘Escola e família’ é de suma importância, principalmente para os pais da nossa comunidade que aderem muito bem aos projetos. Os pais confiam demais no nosso trabalho. Acredito que sim, vai melhorar muito os nossos índices e daqui para metas muito maiores”, concluiu.