Cuidado com a saúde dos PETs

26/07/2023 10h49

Viabilizar o bem-estar e prevenir zoonoses de nossos animais é um papel importante para manutenção da saúde pública. Trabalhando há 11 anos com esse objetivo, o assistente de administração Jonathan Calheiros, 29, faz parte da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Hoje nós somos um órgão de saúde pública muito importante que controla doenças que são transmissíveis do animal para o ser humano. Também divulgamos a importância do CCZ na atuação do cuidado com o animal para que ele não desenvolva doenças que possam ser transmitidas para outros animais, para os seres humanos”, afirmou Jonathan.

O CCZ conta com canis, gatis, centro cirúrgico, triagem, pré-operatório, pós-operatório e laboratórios para atendimento. O órgão oferece diversos serviços para a população, como a vacinação antirrábica, a castração de animais domésticos e a orientação sobre cuidados com animais.

“A gente trabalha muito, e sempre estamos em busca de melhorias. Queremos tornar o CCZ cada vez mais acessível à população e fazer com que as pessoas entendam a importância do Centro de Controle de Zoonoses para a saúde pública”, finalizou.

Vacinação

A vacinação antirrábica é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A castração também é gratuita e pode ser agendada pelo site cidadão.manaus.am.gov.br. Para mais informações, entre em contato com o CCZ pelo telefone (92) 3625-2655.