Construção coletiva revoluciona a saúde

25/09/2023 11h08

A saúde básica de Manaus deu a volta por cima é há cinco quadrimestres é considerada pelo Previne Brasil como a número 1 do país. A transformação é uma das marcas da gestão David Almeida, que neste mês de setembro chega a 1.000 dias administrando a capital amazonense. Todas essas melhorias passam pelo empenho de muitos servidores, como é o caso do enfermeiro Dário Aguiar, que atua na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desde 2014, e hoje ocupa o cargo de gerente da atenção primária do município.

O servidor destaca que o reconhecimento do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que avalia a qualidade dos serviços públicos oferecidos na atenção primária em todas as cidades brasileiras, é fruto de uma construção coletiva encabeçada pelo prefeito David Almeida.

“Construímos juntos, assim como o prefeito faz com toda a sua equipe, aqui na Semsa não é diferente. Iniciamos um governo com a dificuldade do ano de 2020 e 2021, enfrentando a pandemia. E atualmente a gente tem a ampliação da rede, temos mudanças em Unidades Básicas de Saúde porte IV, agregando maiores serviços, dando maior qualidade para a população. E o nosso objetivo é esse, é dar um serviço de qualidade para a população em uma rede estruturada”, enfatizou Aguiar.

No total, a atual gestão municipal já realizou a entrega de 59 unidades de saúde totalmente reformadas, ampliadas ou revitalizadas. Até o final do ano, a expectativa é que mais 15 sejam reinauguradas.

Aguiar salienta que essa melhora nos serviços oferecidos pela população é motivo de orgulho para os profissionais da saúde, uma vez que as equipes agora podem proporcionar aos cidadãos resolutividade dos problemas.

“O nosso maior orgulho é proporcionar à população manauara um serviço que atenda às suas necessidades. E trabalhar com as pessoas que estão aqui na Semsa, fazendo interface com outras secretarias da prefeitura, para a gente é um orgulho, um crescimento profissional e pessoal”, concluiu.