Compromisso com a saúde

Por Prefeitura de Manaus

15/02/2023 11h53

Pela quarta vez consecutiva, a Prefeitura de Manaus ficou em 1º lugar entre as capitais brasileiras no ranking do “Previne Brasil”, programa do Ministério da Saúde (MS) que mede a qualidade dos serviços de saúde básica oferecidos à população e serve de parâmetro para o financiamento das ações municipais. A classificação coroa o comprometimento dos servidores com a mudança na forma de fazer saúde básica implantada pela atual gestão municipal, como destacou a enfermeira Andrea Nunes, que há quase dois anos trabalha na Policlínica Djalma Batista, no bairro Compensa, zona Oeste.

“O que eu achei muito bacana é o comprometimento, não só dos gestores, mas das equipes de saúde que estão motivadas. Isso veio desta gestão que diariamente busca incentivar os profissionais. Sabemos que não é fácil, mas com o decorrer do tempo, vamos adquirindo mais qualidades e conhecimentos para que possamos passar para os usuários”, destacou a enfermeira.

Referência nacional em Atenção Primária, Manaus recebeu 8,57 no Índice Sintético Final (ISF). A nota representa a média do desempenho do município nos sete indicadores do programa, que são: gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal, sendo a primeira realizada até a 12ª semana de gestação; gestantes com exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico realizado; mulheres com coleta de exame citopatológico na APS; crianças de 1 ano de idade vacinadas com a pentavalente e contra a poliomielite; pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Andrea afirmou que todos os servidores de saúde do município receberam com muita felicidade a nova nota. “Nós estamos muito felizes de fazer parte e alcançar essa nota. Vemos no dia a dia, como o nosso trabalho está sendo reconhecido, não só pelos profissionais, mas com os próprios usuários que frequentam as nossas unidades. É uma satisfação muito grande porque está valendo a pena, estamos realmente fazendo acontecer. Foi um envolvimento da equipe, motivação, aquela garra do dia a dia, um apoiando o outro, não só os gestores, os profissionais se capacitando, realizando a busca ativa”, concluiu.