Cirurgiã dentista ressalta importância da saúde bucal

24/01/2023 12h12

Melhor do país em desempenho e qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde, a Prefeitura de Manaus oferta diferentes serviços para trazer melhor qualidade de vida ao cidadão. Quem faz parte deste atendimento de excelência é a cirurgiã-dentista e gerente de saúde bucal, Cláudia Carvalho, 50, que trabalha há 26 anos na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e exemplifica como o cuidado bucal é importante para a população.

“O cuidado com a saúde bucal é de extrema importância, pois a boa manutenção da saúde bucal pode prevenir diversos tipos de doenças que podem acometer os usuários do serviço público. Desta forma, hoje oferecemos serviços em nível especializado, que são ofertados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), distribuídos nas quatro zonas da cidade: Norte, Sul, Leste e Oeste” explicou a cirurgiã-dentista.

Os serviços de especialidade ofertados à população são: diagnóstico bucal, cirurgia oral menor, periodontia, endodontia, atendimento à pessoa com deficiência, odontopediatria, ortodontia (preventiva) e prótese total.

“Eu entrei no serviço público em 1996 e, em todo esse tempo de atendimento do usuário, eu vivenciei a mudança da Odontologia no âmbito da saúde pública. Hoje, eu vejo a importância que está sendo dada à Odontologia. Antigamente, era um atendimento muito incipiente, a oferta de serviço especializado era zero, diferentemente de hoje que temos uma cidade com um atendimento em saúde bucal de excelência”, explicou.