BOAS PRÁTICAS – Serviço público ‘eternizado’

23/08/2023 16h22

No dia 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Na Prefeitura de Manaus, diversos fotógrafos trabalham com a missão de registrar memórias e ações do serviço público para auxiliar a sociedade. Um desses profissionais é o repórter fotográfico Antônio Carlos da Silva Pereira, 45 anos, que faz parte da equipe de comunicação da Casa Civil.

“O trabalho de fotógrafo jornalístico é bastante envolvente. Através da fotografia, temos a oportunidade de levar informações visuais à população. No contexto do fotojornalismo, na fotografia das ações da prefeitura, capturamos expressões e emoções, transmitindo informações relevantes para a cidade e a população”, destacaq Antônio.

A produção do material fotográfico que registra as ações da gestão municipal, sejam elas inaugurações, revitalizações, cursos, asfaltamento, até vacinação, derivam de pré-produção da pauta, com informações e planejamento.

“O dia a dia de um repórter fotográfico é bastante dinâmico. Geralmente, nosso dia começa ainda no dia anterior, quando recebemos a pauta. Isso nos dá a oportunidade de planejar o dia seguinte. No entanto, o jornalismo não tem uma rotina fixa. Algumas manhãs podem começar com chegada à redação às 8h, enquanto outras exigem estar no local da pauta, como áreas rurais, já às 5h da manhã”, explica Antônio.

Todos registros das ações da Prefeitura de Manaus feitas pelos profissionais de fotografia podem ser acessados no Flickr ( flickr.com/photos/prefeiturademanaus ), uma galeria de fotos com mais de 178.000 registros feitos pelos profissionais da prefeitura.