BOAS PRÁTICAS – Dedicação ao meio ambiente

20/04/2023 15h04

Jardineiro responsável pelo viveiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), Antônio Gama Benezar, 58 anos, realiza o preparo das plantas distribuídas por meio do programa ‘Manaus Verde’ e afirma sentir orgulho de prestar um serviço de qualidade com as mudas que chegam para a população.

“Trazer melhoria para a cidade através do viveiro é muito gratificante. Nós produzimos aqui muda ornamental, frutífera e medicinal para serem doadas às quartas-feiras no projeto Manaus Verde. Ver as pessoas recebendo essas mudas é muito bom”, destacou Benezar.

O Viveiro Municipal produz mudas ornamentais, medicinais, frutíferas, como boldo, terramicina, japana, malvarisco, óleo-elétrico, sara tudo, entre outras espécies. “Trabalhamos com arborização e com mudas. Enchemos sacos pequenos para separar, organizar e levar diferentes tipos de mudas. Após todo esse processo, as mudas são encaminhadas para doações em comunidades ou separadas para arborização da cidade”, explicou Benezar.

O “Manaus Verde” tem, entre suas metas, a distribuição de 100 mil mudas de plantas arbóreas, frutíferas e medicinais à população e instituições, por meio de ações itinerantes por toda a capital. Bairros como Parque 10, Compensa, Mutirão, Distrito Industrial, Lírio do Vale 2, são alguns pontos que o projeto já atendeu. As ações acontecem toda quarta-feira e são divulgadas através das redes sociais como Facebook e Instagram pelo @semmasmanaus.  Cada morador pode adquirir até cinco mudas e deve estar, portanto, com documentos de identificação e com foto em mãos.