Rapidez e eficiência no resgate de vítimas

Por Prefeitura de Manaus

22/01/2024 11h56

Atuando no atendimento de urgência e emergência desde 2011, o condutor de motolância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Jones Santana, tem desempenhado um papel fundamental sendo a linha de frente nas ocorrências diárias que exigem respostas rápidas e eficientes através do serviço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O servidor destacou a importância do seu trabalho de resgate.

“Nós motolâncias temos a finalidade de chegar primeiro na ocorrência, nosso objetivo é esse, chegar primeiro e dar início ao atendimento, seja ele vítima de acidente de trânsito, paradas respiratórias, em atendimento clínico e no que for necessário, o que a nossa central de regulação médica nos passar, nós temos que estar prontos e preparados para estar nessas ocorrências e chegar primeiro que as ambulâncias”, explicou Santana.

O condutor de motolância é a linha de frente nas ocorrências diárias que exigem respostas rápidas e eficientes. A motolância é tão completa quanto uma ambulância, ele só não faz o transporte das vítimas, mas a presença delas é vital no trabalho de resgate. Em dupla, os condutores desempenham um papel crucial em situações onde cada segundo conta.

No início deste mês, o prefeito David Almeida entregou mais 16 motolâncias para o Samu, chegando ao total de 21 veículos. Com esse aumento na frota a cidade, o serviço agora está mais equipado para enfrentar emergências médicas com eficiência e rapidez.

“Eu me sinto muito feliz em fazer algo que eu gosto ao mesmo tempo estar ajudando a população com o atendimento de urgência e emergência, fazendo com que muitas vítimas não venham chegar à morte, mas tirando elas desse quadro e ajudando a vítima a ficar bem e se recuperar. O objetivo é melhorar o tempo de respostas” afirmou. Cada um dos condutores desempenha um papel importante no cuidado da saúde, demonstrando coragem e comprometimento constantes.